Publicado em: 28/11/2012

28/11/2012

Apoio à candidatura de São Paulo para a Expo 2020

As Faculdades Integradas Rio Branco realizaram, no dia 28 de novembro, o lançamento do apoio ao projeto da candidatura de São Paulo para a Exposição Universal de 2020 - São Paulo Expo 2020. O evento ocorreu em parceria com a Associação Comercial de São Paulo - Distritais Lapa e Noroeste e a Prefeitura da cidade de São Paulo.


Evento de lançamento reuniu apoiadores da candidatura de São Paulo

A Expo Universal acontece a cada 5 anos nas principais cidades do mundo sempre estimulando o desenvolvimento de várias áreas da sociedade, como a arte e a educação em design, o comércio, as relações internacionais e o turismo. Desde 1851, quando foi realizada em Londres, percorreu cidades do mundo como Paris, Barcelona, Sevilla, Milão, San Diego, Xangai, entre muitas outras. Caso seja escolhida, a cidade de São Paulo será a primeira da América Latina a receber o evento.

A conquista do direito de sediar esse evento em 2020 trará para a cidade a primeira Exposição Universal na América Latina, prevista para acontecer no período de 15 de maio a 15 de novembro de 2013. A estimativa é que a feira receba um público de 30 milhões de pessoas.

A solenidade de lançamento contou com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições, dentre eles Edman Altheman, diretor geral das Faculdades Rio Branco, que afirmou que participar de um evento como a Expo 2020 significa construir uma história, pois o evento trará diversos benefícios não só à região, como também à cidade de São Paulo.

Alexandre Uehara, diretor-acadêmico das Faculdades, realizou a apresentação do site e das redes sociais do projeto, elaborados por Paulo Durão, coordenador dos cursos de Editoração e Design, André Rosa, professor do curso de Jornalismo, e Carolina Silva, aluna do 6º semestre do curso de Design das Faculdades Rio Branco.

"O objetivo é envolver a sociedade, estimulando a mobilização de pessoas e instituições, de forma que todos possam contribuir com ideias e observações para o projeto, que será desenvolvido com o apoio dos governos Municipal, Estadual e Federal. O envolvimento da sociedade é importante também, por que esse é um dos itens avaliados pelo Bureau Internacional des Expositions (BIE), comissão julgadora, para decidir o país que irá sediara Expo 2020", explicou Alexandre Uehara.

O movimento de apoio ao projeto da candidatura de São Paulo já conta com a atenção de diversas instituições como: Sindicato dos músicos práticos do Estado de São Paulo (Simpratec), Associação dos Amigos da Lapa de Baixo (A.A.L.B.), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo e Centro Avançado de Estudos na Gestão Pública e Privada (Ceaesp).