Publicado em: 08/08/2013

08/08/2013

Professores fazem viagem a Cabo Verde

Os professores Paulo Camargo, dos cursos de Comunicação Social, Administração, Gestão Comercial, Direito e Relações Internacionais, e Márcio Rinaldi, dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco estiveram, nos meses de junho e julho, em Cabo Verde. Durante a viagem, os professores tiveram a companhia da aluna cabo-verdiana de Relações Públicas e Produção Audiovisual, Leila Neves.


Márcio Rinaldi, Leila Neves, José Carlos dos Anjos e Paulo Camargo

Durante quinze dias, o grupo visitou diversas instituições de ensino, como a Universidade de Cabo Verde, participou de reuniões com professores e alunos, podendo trocar experiências e conhecimentos. Segundo os professores, durante as visitas, apresentaram a Fundação de Rotarianos de São Paulo e as Faculdades Rio Branco, e conheceram como as principais universidades do país trabalham os conteúdos e as abordagens dos cursos.

"A partir desses contatos, deixamos várias possibilidades em aberto para desenvolvermos linhas de pesquisa em conjunto, intercâmbio de professores, realização de eventos no Brasil e em Cabo Verde, entre outras atividades", contou o professor Paulo Camargo.

O grupo também visitou instituições de cunho social, como a Fundação Amílcar Cabral, conheceram autoridades locais, como o ex-presidente do país, Pedro Pires, e visitaram pontos turísticos.


Paulo Camargo na Fundação Amílcar Cabral

De acordo com o professor Márcio Rinaldi, a viagem possibilitou conhecer mais sobre a história do país, a realidade e as necessidades da população local e como superaram algumas dificuldades. "Foi uma experiência incrível. Pudemos ver as belezas do país, conhecer pessoas e discutir planejamentos futuros".

Para a aluna Leila Neves, essa experiência positiva se confirma: "Acredito que essa viagem vai abrir novas oportunidades para descobertas e trocas entre os dois países e fazer com que as pessoas se interessem mais por Cabo Verde. Além disso, há perspectivas de projetos futuros que vão beneficiar muito os alunos".