Publicado em: 20/04/2020

FRB promove debate online sobre Política e Relações Internacionais em tempos de pandemia

As Faculdades Integradas Rio Branco realizaram um debate online sobre "Política e Relações Internacionais em tempos de pandemia".

O diretor acadêmico, José Maria de Souza Jr., convidou e mediou a conversa com os analistas e professores Sidney Leite, pós-doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, e Guilherme Frizzera, doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

Durante a conversa, o professor Sidney Leite contextualizou o cenário atual, n as esferas econômica, politica e social. Explicou que as pandemias não são “novidades” na história do mundo e destacou algumas, como a da varíola e de meningite. O professor convidou os alunos e todos que assistiram a pensar esse fenômeno da pandemia atual por um olhar histórico e contextualizar em um horizonte amplo da globalização e todas as consequências e desafios que ainda virão.


O diretor acadêmico, José Maria de Souza Jr. e os professores convidados

O professor Guilherme Frizzera refletiu sobre a atuação atual e as possibilidades futuras, especificamente no âmbito das Relações Internacionais. Um dos destaques foi a segurança humana, que passou a ser a principal questão que envolve as relações internacionais.

Além disso, outros pontos conversados foram as questões de saúde pública e econômicas, crise e fortalecimento do papel do Estado nesse momento, quais os principais desafios que o Brasil enfrenta e ainda vai enfrentar, além do papel das Relações Internacionais nesse contexto.

Confira a gravação da live.