Publicado em: 29/10/2018

Semana de Relações Internacionais Rio Branco

As Faculdades Integradas Rio Branco, entre os dias 23 e 25 de outubro, realizaram a 19ª Semana de Relações Internacionais, na Unidade Lapa, e a 1ª edição na Unidade Granja Vianna, com o tema “10 anos da crise de 2008: o Brasil e a (DES) Ordem Internacional”.

O diretor-geral, Edman Altheman, realizou a abertura da semana ao lado do coordenador do curso de Relações Internacionais e professor, José Maria de Sousa Junior, destacando a importância do encontro para alunos e professores. 


Semana de Relações Internacionais da Rio Branco

Abrindo a semana, na Unidade Lapa, a discussão foi sobre os “Desafios Políticos e Econômicos do Brasil e o Cenário Internacional”, com o economista chefe da Spinelli CVMC, André Perfeito.

No segundo dia de debates, no período da manhã, os alunos puderam assistir à palestra “Organismos Internacionais”, com a presença e apresentação do GreenPeace. Já no período da noite, a mesa discutiu os “Desafios da política externa brasileira em tempos de crise”, com a presença de Guilherme Casarões, doutor em Ciência Política e professor da FGV, Fernanda Magnota, doutora em RI e professora da FAAP, e Pedro Costa Júnior, doutorando em Ciência Política e professor da Rio Branco.

No terceiro e último dia de palestras e mesas redondas, no período da manhã, o tema foi “Organismos internacionais”, com Kamilla Jungo, coordenadora de projetos sociais, e André Vito, ex-aluno Rio Branco, representantes da Cruz Vermelha, e Cassiano, da Anistia Internacional. Fechando a semana, no período noturno, o tema foi “Feira de Carreiras”, com Isabella Furegatti, Chefe de Relações Internacionais da FMZ/USP, e Stephanie dos Santos, assistente no escritório de Pesquisa Naval dos EUA.

Na Granja Vianna, o primeiro dia teve como tema “O indo-pacífico e as mudanças geopolíticas contemporâneas”, com André Sanches, doutorando em RI pelo Programa Santiago Dantas, e João Paulo Nicolini, mestrando pelo Programa Santiago Dantas. No segundo dia, “Organismos Internacionais”, com a apresentação e participação do GreenPeace. No terceiro dia, o convidado Rodolfo de Lima, doutorando em Ciência Política pela USP, falou com os alunos sobre “Redes da Política Externa Institucional Brasileira: circulação diplomática e relacionamentos do Ministério das Relações Exteriores”.

Além disso, durante a semana, os alunos que inscreveram trabalhos e foram selecionados puderam se apresentar para professores das Faculdades Rio Branco. Os trabalhos tiveram como áreas temáticas Instituições e Regimes; Economia Política Internacional; Segurança Internacional; Teoria de Relações Internacionais e Relações Internacionais Contemporâneas.


Palestras na semana de Relações Internacionais