Publicado em: 22/04/2013

22/04/2013

Estudantes de Relações Internacionais participam do Eneri

Estudantes e a coordenadora Denilde Holzhacker, do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, participaram do Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), maior encontro da área do país. Realizado entre os dias 17 e 20 de abril, o evento reuniu, também, personalidades e profissionais de Relações Internacionais, numa programação variada para discutir questões do curso e da área.

Em palestras, workshops e apresentação de trabalhos científicos, o encontro, que teve como tema "Brasil Global Player", promoveu o intercâmbio de informações, por meio de discussões acadêmicas, voltadas para as Relações Internacionais nos âmbitos público e privado e, nesse ano, contemplou, também, as Relações Internacionais estendidas ao campo da economia e dos negócios.


Professora Denilde Holzhacker com participantes do encontro

Jenny Lai, estudante do 6º período do curso de Relações Internacionais das Faculdades, que fez a cobertura do 2º dia do encontro para o portal Ponto.Edu/Estadão, disse que a participação no evento contribui para um aprofundamento e uma complementação dos conceitos trabalhados em sala de aula. E acrescentou: "Nós tivemos a oportunidade de debater sobre o papel do profissional de Relações Internacionais em todas as vertentes". Leia na íntegra o artigo da aluna.

O evento contou, entre outros, com a participação do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, que proferiu a palestra "Opções na Política Externa" na abertura do evento; do jornalista Willian Waack; e do ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, que encerrou as atividades, falando sobre "O Brasil e o Mundo Multipolar que se Anuncia". A professora Denilde Holzhacker fez a abertura da palestra do ministro, falando sobre o cenário interno e as políticas externas do Brasil.

Para a aluna Stella Maris, do 1º período do curso de Relações Internacionais, o encontro promoveu discussões riquíssimas, com reflexões sobre as principais questões atuais do cenário mundial, além de ter dado uma visão ampla da profissão.