Publicado em: 12/11/2012

12/11/2012

III RBMUN

Organizada por alunos de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, foi realizada, entre os dias 9 e 11 de novembro, a terceira edição das simulações de ambiente diplomático do Rio Branco United Nations (RBMUN).


Negociação da expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos

O encontro reuniu alunos dos cursos de Direito e de Relações Internacionais das Faculdades e de outras instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP), Academia da Força Aérea (AFA) e Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

O Secretário-Geral da Simulação, Wellington Souza, iniciou a abertura do evento, que contou com mesa de abertura composta por Rodrigo Pedroso, jornalista do Valor Econômico; Guilherme Casarões, professor do curso de Relações Internacionais; e Antonio Carlos Malheiros, professor do curso de Direito. Na ocasião, a mesa contextualizou os presentes acerca dos temas abordados nas simulações.

Divididas em três comitês, as rodadas de negociação, abordaram os temas: julgamento de extradição de Cesare Battisti, no Supremo Tribunal Federal; negociação da Expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos, em 1962; e discussões financeiras no Conselho Europeu, em 2011. Ao final das simulações, foi determinada a extradição de Cesare Battisti, a expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos e aplicações de algumas medidas e sanções no Conselho Europeu.

Para a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Denilde Holzhacker, o RBMUN apresenta ambiente próximo às negociações reais e permite que os alunos exercitem as habilidades de negociação, argumentação e resolução de problemas.


Julgamento da extradição de Cesare Battisti, no Supremo Tribunal Federal