Publicado em: 14/05/2015

14/05/2015

15ª Jornada de Comunicação, Audiovisual e Design

Com o tema “A Comunicação em Tempos de Empreendedorismo”, as Faculdades Integradas Rio Branco promoveram, entre os dias 11 e 13 de maio, a 15ª Jornada de Comunicação Audiovisual e Design. Profissionais de destaque na área apresentaram questões atuais, direcionados aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e TV, Editoração e Design.

No primeiro dia da jornada os alunos assistiram ao filme “Mera Coincidência”, seguido de uma discussão sobre a manipulação da mídia e o poder que ela possui. Os professores Patrícia Ceolin, Paulo Camargo, Noemia Friszman e Franthiesco Manzo fizeram parte da mesa de debates. No período da noite, o cônsul do Japão em São Paulo, Yusuke Nakaya, foi convidado pelo diretor-acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, para conversar com os alunos. Na sequência, um grupo de dança japonesa, conhecida como Yosakoi, apresentou-se no auditório.

Após a apresentação de dança, a palestrante e jornalista Flavia Gianini, que passou por veículos como Folha de São Paulo, The Economist e O Globo, falou sobre as oportunidades do mercado, paradigmas da profissão, relembrou reportagens e entrevistas memoráveis. Fechando o primeiro dia da jornada, Robson Ferri falou sobre o mercado de trabalho, incentivou os alunos a serem mais ousados e, para finalizar, apresentou seu novo trabalho, na Rádio Conteúdo.


Os alunos durante o debate do filme "Mera Coincidência"

O segundo dia da jornada contou com a presença da jornalista Heidy Vargas, ex-editora do Jornal Nacional. Ela fez uma comparação entre a comunicação antiga e a atual, ressaltou a importância da adaptação aos meios digitais e, por fim, enfatizou a reinvenção do papel. Na parte da noite foi a vez da Gerente de Marketing, Thabata Guerra, falar sobre sua carreira e contar a grande experiência que adquiriu trabalhando em diversos espetáculos. Para fechar a noite, o convidado Konrad Dantas, também conhecido como Kondzilla, contou sua trajetória.

Para finalizar a 15ª Jornada de Comunicação, no último dia de palestras, no período da manhã, o coordenador do curso de MBA Branding Innovation das Faculdades Integradas Rio Branco, Antônio Roberto de Oliveira, mostrou para os alunos alguns pontos importantes e interessantes sobre marcas, em uma aula didática de Branding. Na parte da noite, Kleber Puchaski, PhD em Design pela Royal College of Art, ensinou como ter sucesso no mercado de trabalho nos dias de hoje. Falou sobre sair da zona de conforto e das essenciais inovações que o mercado exige.

A 15ª Jornada de Comunicação encerrou as atividades com a premiação do Vídeo do Minuto. Dezoito vídeos, produzidos pelos aluno, concorreram nesta edição. Thassia Travaglioni, Cleber Almeida e Fernando Farah fizeram parte do júri técnico, e o júri popular foi realizado por votação, por meio da internet.

O vencedor pelo júri técnico foi o curta “O Silêncio do Amor”, em segundo lugar “Almoço de Domingo 2” e em terceiro “Tempos Modernos”. Já o premiado pelo júri popular em primeiro lugar foi “Crime Estúpido”, “Tempos modernos 2” ficou em segundo lugar, em terceiro lugar , “O silêncio do amor”.


Alunos durante uma das palestras