Publicado em: 13/03/2013

13/03/2013

Alunos conhecem região de São Paulo que poderá receber a Expo 2020

Com colaboração de Isabela Almaçam

Alunos do 7º semestre do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco realizaram uma visita ao bairro de Pirituba, na Zona Oeste da capital, no dia 12 de março, para conhecer o local, que representa a cidade na disputa para sediar a Exposição Universal de 2020. A visita teve como objetivo o levantamento de situações e questões que pudessem gerar pautas, para o exercício da reportagem aos alunos na disciplina de Reportagem II.

Será construído no local um Centro de Exposições, planejado para ser o maior espaço de eventos no mundo. Por esse motivo, como trabalho final da disciplina, orientado pela professora Clara Corrêa, todos os alunos terão que fazer reportagens sobre as várias questões que envolvem a Exposição e que, consequentemente, têm influências na região e na comunidade.

Na ocasião da visita, os alunos, acompanhados pela professora Clara Corrêa, passaram pelas principais vias de acesso da região, entrevistaram comerciantes e conheceram pontos do bairro como a Estação de Trem de Pirituba, Mercado Municipal de Pirituba, Centro Esportivo de Pirituba e o Clube Campestre.


Mercado Municipal de Pirituba, um dos locais visitados pelos alunos

"O jornalista precisa ir a campo observar as coisas e conversar com as pessoas. Acredito nesse contato como inspiração para o bom jornalismo, por isso tive a iniciativa de levar os alunos para essa visita", explicou Clara Côrrea.

A candidatura da cidade de São Paulo para a Exposição Universal de 2020 - São Paulo Expo 2020, terceiro maior evento do mundo, tem o apoio das Faculdades Integradas Rio Branco, juntamente com a Associação Comercial de São Paulo - Distritais Lapa e Noroeste. A Expo Universal acontece a cada cinco anos nas principais cidades do mundo, sempre estimulando o desenvolvimento de várias áreas da sociedade, como a arte e a educação em design, o comércio, as relações internacionais e o turismo.