Publicado em: 05/10/2015

05/10/2015

Ex-aluno da 1ª turma de RI tem carreira internacional

Moisés Lopes de Souza, de 39 anos, cursou Relações Internacionais na primeira turma do curso das Faculdades Integradas Rio Branco e formou-se em 2004. Hoje, é vice-diretor do Centro de Estudos “South China Sea Think Tank”, dedicado à pesquisa de disputas territoriais e marítimas na Ásia, e pesquisador associado do Centro de Estudos em Economia e Política Latino-Americana, em Taipei, Taiwan.

O ex-aluno falou sobre sua trajetória profissional e, também, como as Faculdades Integradas Rio Branco e os professores foram importantes em suas escolhas. Desde menino, Moisés Lopes de Souza sempre teve verdadeira fascinação por estudar outros países e uma vontade intensa de poder morar no exterior, situação que o levou acursar Relações Internacionais.

“A graduação em Relações Internacionais foi um divisor de águas na minha vida. Foi a realização de um sonho, conquistado com muito esforço,” contou o ex-aluno, que, após a finalização do curso, passou por diversas posições de gerência e supervisão de áreas comerciais em empresas de médio porte.

“Na época, era difícil conquistar uma colocação profissional, uma vez que muitas empresas não conheciam o curso de Relações Internacionais. Neste aspecto, os cursos de aperfeiçoamento foram fundamentais para o meu crescimento”, contou Moisés Lopes Souza.


O ex-aluno Moisés Lopes de Souza

No início de sua carreira, o ex-aluno atuava como professor de cursinhos pré-universitários. Assim, a vontade de seguir na área de ensino ficou cada vez mais forte. “Foi nesse momento em que a oportunidade do mestrado em Taiwan surgiu”, completou.

O internacionalista fez seu mestrado em estudos de Ásia-Pacífico, investiu no aprendizado de idiomas e realizou diversos cursos pontuais de aperfeiçoamento para complementar sua formação.

“Importante destacar que minha experiência em Taiwan, onde estudo e resido há cinco anos é fruto da generosidade de meu querido mestre Alexandre Uehara, hoje diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco. Por meio de sua indicação, pude participar do processo seletivo para uma bolsa de mestrado na National Chengchi University (NCCU), em Taipei, para a qual fui aprovado”, explicou o ex-aluno.

Moisés Lopes de Souza continuou sua pesquisa em nível de doutorado e aplicou seus estudos para mais dois programas em Taiwan e Singapura. Foi aprovado em ambos e optou por ficar em Taiwan.