Publicado em: 24/06/2013

24/06/2013

Projeto desenvolvido por alunos é apresentado à Prefeitura de Areias

Texto: Caio Colagrande

Fotos: Bruno Diniz e Karoline Wappler

Alunos, professores e colaboradores das Faculdades Integradas Rio Branco entregaram, no dia 22 de junho, os resultados do projeto de resgate histórico e identidade visual desenvolvido para a cidade de Areias, localizada no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.

Os estudantes do curso de Design ficaram responsáveis pela criação do logotipo do município, das placas de identificação da Casa da Cultura, de todo o material gráfico de sinalização interna e externa da Casa e do Guia Turístico da cidade - cujo texto foi criado em conjunto com os alunos de Publicidade e Propaganda. Os alunos dos cursos de Rádio e TV e Audiovisual produziram os vídeos institucionais para a cidade e os de Jornalismo fizeram a cobertura do evento.


Alunos criaram as placas de identificação da Casa da Cultura

Foram quatro meses de trabalho, entre pesquisas históricas, viagens e arrecadação de fundos. Além de conseguir patrocinadores para o projeto, a equipe angariou recursos pelo site de crowdfunding "Vakinha.com.br" - no total, foram cerca de R$ 2.600,00 arrecadados. A divulgação aconteceu pela página "Projeto Resgate e Identidade Areias - SP" no Facebook.

No dia 22 de junho, os jovens designers, orientados pelo coordenador dos cursos de Design e Editoração, Paulo Durão, e pela professora Iara Pierro, montaram o material na Casa da Cultura, que foi construída em 1983 e abrigou a Câmara de Vereadores, Cadeia Pública e o Fórum. Hoje, possui um acervo histórico e uma biblioteca abertos para visitação.

No andar superior, os alunos montaram a exposição permanente do local. Composta por três painéis, ela resgata a história da cidade por meio de uma linha do tempo - em que ficaram marcados os principais acontecimentos no município - e de reproduções de antigos jornais locais (como "O Mosquito"). Um dos painéis foi criado, exclusivamente, para explicar a importância da atuação de Monteiro Lobato como Promotor Público da cidade entre 1907 e 1911.

Na Casa do Artesão de Areias, os alunos das Faculdades Rio Branco realizaram uma oficina de serigrafia - técnica de impressão em tecido - e ensinaram a população a produzir camisetas com o novo logo de Areias.


Moradores aprenderam a confeccionar camisas com o novo logo da cidade

O Secretário Administrativo e responsável pela Casa do Artesão, Angelito Ramos, destacou: "É importante porque os turistas perguntam: ‘tem uma camiseta da cidade?'. Agora, trazendo esse curso, podemos produzir isso e arrecadar dinheiro para a Casa do Artesão, além de fazer a propaganda da própria cidade".

Finalizando a visita, os alunos apresentaram os vídeos institucionais para as autoridades da cidade. O Secretário de Cultura e Turismo de Areias, Cláudio Márcio de Carvalho Costa, agradeceu pela disposição da Faculdade em realizar a parceria. "Podem estar certos de que esse trabalho valorizou Areias. É um trabalho para o qual faremos a divulgação nas escolas e para todos os turistas que passam pela nossa cidade", afirmou.

Para a professora Iara Pierro, a iniciativa possibilitou aos estudantes estar em contato com a realidade de um cliente da proporção de um município. "A gente tentou desenvolver um projeto completo, tanto de sinalização e comunicação como também de ensinar a serigrafia para que a população consiga estimular o turismo, gerando renda", explica.