Publicado em: 04/04/2017

04/04/2017

Alunos de Produção Audiovisual participam de palestra sobre as produções da Disney

Por Amandlah Oliveira Fernandes

O curso de Produção Audiovisual promoveu uma palestra sobre as animações da Disney com Celbi Vagner Melo Pegoraro, que defendeu sua tese de doutorado "Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no século XXI", pela Universidade de São Paulo. A atividade, realizada em 04 de abril, foi promovida pelo professor Caio Lamas na disciplina Oficina de Animação I.

Celbi Pegoraro destacou que a pesquisa de campo de sua tese foi realizada nos estúdios Disney dos Estados Unidos. Compartilhando dados interessantes, o pesquisador apresentou uma linha do tempo das produções com aspectos de suas épocas, associando à política, economia, tecnologia e cultura. O bate-papo destacou ainda, informações sobre o processo da xerografia, cinemascope, animação computadorizada e efeitos especiais.

Por meio de gráficos, ofereceu um panorama das mudanças tecnológicas, ilustrou os gastos para a elaboração e produção dos desenhos e falou sobre os profissionais responsáveis pelas etapas de produção. “Uma equipe para produção de uma animação é bem maior do que vocês imaginam! Produtor, criador, executor, diretor é um volume muito grande de funcionários”, afirmou.


O palestrante convidado, Celbi Vagner Melo Pegoraro