Publicado em: 13/05/2013

13/05/2013

Filme e apresentação cultural no VI Inter Pares

Professores, alunos e convidados participaram, no dia 11 de maio, da sexta edição do Encontro Inter Pares, promovido pelas Faculdades Integradas Rio Branco, por meio do Projeto Legado. Em uma imersão na cultura japonesa, os participantes assistiram e analisaram o filme "Tampopo - Os brutos também comem macarrão", participaram de uma apresentação de Taiko, tambor tradicional da cultura japonesa, e saborearam o Mochi, doce típico do país.

A exibição do filme foi seguida de análises e discussões, feitas por Alexandre Uehara, diretor acadêmico das Faculdades Rio Branco, pelos professores Noemia Davidovich Fryszman, Antonio Carlos Malheiros, Onofre A. Portella Jr. e Lauro Ishikawa e pelo consultor sobre cultura japonesa, Jo Takahashi, convidado especial para o encontro.


Lauro Ishikawa, Onofre Portella, Jo Takahashi, Alexandre Uehara, Noemia Fryszman, Antonio Carlos Malheiros

Entre as questões levantadas a partir do enredo, que mostra a busca por uma perfeita receita da sopa de macarrão, foram abordados: a tradição e a modernidade do Japão ressaltada no filme, a preservação de suas raízes, o sentido percebido em cada uma das etapas de preparação da receita, o alimento representando a cultura japonesa, a necessidade e o prazer da comida, a descoberta pelos japoneses do 5º sabor, que seria conhecido como "deliciosidade", a busca pela perfeição, além da humildade e da superação da população, que vêm, quase sempre, de sua disciplina.

Após as discussões, uma apresentação de Taiko encantou os participantes, que puderam, também, saborear o doce Mochi, feito de arroz, tradicionalmente servido como primeiro alimento do primeiro dia do ano no Japão.


Apresentação de Taiko