Publicado em: 23/10/2015

23/10/2015

16ª Semana de Pedagogia

As Faculdades Integradas Rio Branco realizaram, entre os dias 19 e 23 de outubro, a 16ª Semana de Pedagogia. A edição contou com a presença de diversos profissionais da área, apresentando temas atuais para os educadores e futuros educadores que estavam presentes.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Fabiana Malandrino, foi a responsável pela organização do evento, que teve como objetivo apresentar mais conhecimento e informação para os estudantes, por meio de palestras, discussões e oficinas.

A palestra inaugural contou com o convidado José Xavier Cortez, dono da Editora Cortez, com o tema “Rodas de Conversa: leitura, livro e editor”. Cortez conversou com os alunos sobre suas experiências como dono da editora e como profissional.

No segundo dia, a palestrante foi a professora Roseli Araújo, que ministrou a oficina “A Educação Infantil num contexto criativo e lúdico”. Roseli deu dicas aos alunos e professores presentes de como estimular a mente das crianças com brinquedos de fácil acesso e baixo custo.


Os alunos de pedagogia durante a 16ª semana do curso

Elaine Romano, Terapeuta e Pesquisadora do Programa Internacional de Experiência Somática, foi convidada para abordar o tema “Quebrando mitos sobre Déficit de Atenção e Hiperatividade”. A palestrante esclareceu diversas dúvidas e discutiu aspectos sobre o TDAH.

A professora e Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Angela Barbato Carneiro, ministrou a palestra “Aqui se Brinca”, que teve como objetivo dar dicas sobre brincadeiras e a importância do tempo de lazer na infância.

Para fechar a semana, no último dia, a palestra foi sobre “Psicomotricidade e Neurofuncional na Escola”, idealizada pela psicomotricista do Instituto Grupo Eficiente, Silvia Baltieri.