Publicado em: 27/05/2015

27/05/2014

Quarta aula do Programa Rio Branco para Jornalistas


Depois de quatro semanas, a 6ª edição do Programa Rio Branco para Jornalistas chega ao fim. Para fechar com chave de ouro, no dia de 27 de maio, Gunther Rudzit, coordenador do curso de Relações Internacionais das faculdades Integradas Rio Branco, ministrou as atividades com o tema “As novas faces do terror”.

A aula começou tratando da história do surgimento, dos princípios e das principais vertentes do Islã. Por meio desse conceito inicial, Gunther Rudzit explorou as ideias que foram segmentas no Oriente Médio pela visão do Islamismo e expansão da civilização para além do seu território, indo da Ásia Central até a África Subsaariana.


Gunther Rudzit falando sobre "As novas faces do terror"

 
Outra questão debatida foi a guerra com Israel, a formação de um Estado Palestino e como as guerras naquela região vêm sendo exploradas de diversas formas pelos governantes religiosos.

Gunther Rudzit elencou, ainda, os pontos sobre a geopolítica e como os fenômenos políticos contemporâneos, como Primavera Árabe e formação do Estado Islâmico, contribuiram ou interferem na paz mundial.


Jornalista durante a última aula