Publicado em: 23/05/2016

23/05/2016

Publica! e o Mercado Editorial

Despertar o espírito crítico do leitor, uma página por vez. Esse é o objetivo do Publica!, evento organizado pelos alunos de Editoração das Faculdades Integradas Rio Branco, realizado no dia 21 de maio, em sua primeira edição. A atividade reuniões profissionais e pessoas envolvidas no mercado editorial em palestras e mesas de discussão.

A ideia do evento surgiu no segundo semestre de 2015, a partir do Literatura em Pauta, uma espécie de clube do livro, em que os alunos se encontravam para debater sobre livros clássicos e atuais. Assim, os estudantes tiveram a ideia de transformá-lo em um evento com maior alcance, com a participação do público externo e interno, e com foco, também, no mercado editorial.

“Tomamos a iniciativa de elaborar nosso projeto, bem como nossa marca e toda a estrutura base para colocar nossa ideia em prática. Buscamos apoio e parceiros que nos ajudassem na realização da primeira edição do Publica!. Nesta primeira edição, o apoio e o incentivo das Faculdade Integradas Rio Branco foram muito importantes”, explicaram os alunos da organização.


Dani Gutfreund, João Luiz Marques e Cris Rogerio

A abertura do evento foi realizada pelo diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, que agradeceu e parabenizou todos os alunos envolvidos pela iniciativa e por toda a organização e empenho.

Ao longo do evento, aconteceram mesas de debates e palestras. No período da manhã, a primeira mesa de debates foi sobre Edição de Livros Infantis e Juvenis, com a presença dos convidados Cris Rogerio e Dani Gutfreund e o mediador do bate papo foi João Luiz Marques. Felipe Castilho e Julia Bussius foram convidados para falar sobre A Publicação da Web. Já no período da tarde, a palestra foi sobre O Impacto da Cultura Geek no Mercado Editorial, com os palestrantes Nathalia Dimambro e Felipe Castilho. Para fechar as palestras, o convidado Jean Xavier conversou com os presentes sobre Edição de Livros: do Autor às Prateleiras.

Além das palestras e mesas de debate todos os presentes puderam participar da troca de livros.

A equipe de alunos que organizou o evento foi formada por Fernanda Francelino, Daniella Rossetto, Débora Lima, João Victor de Araújo, Giovanna Côco, Monique Costa e Marcella Fonseca, que tiveram o apoio do coordenador dos cursos de Design, Editoração, Publicidade e Propaganda e Audiovisual Paulo Durão.


Durante uma das palestras