Publicado em: 21/08/2018

Mangá - Uma visão sobre sua história, estilos e papel na sociedade

Em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa para o Brasil, as Faculdades Integradas Rio Branco e a Universo Expandido, em parceria com a Meiji University (Japão), realizaram o seminário "Mangá - Uma visão sobre sua história, estilos e papel na sociedade", em 21 de julho.

O encontro apresentou um panorama da cultura das histórias em quadrinhos no Japão, seu papel como softpower e a trajetória do mangá no Brasil, com a presença de representantes da Universidade Meiji, USP, FAAP, Japan House, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Aliança Cultural Brasil-Japão e ABRADEMI.


Evento em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa para o Brasil

A abertura contou com a participação da vice-presidente da Meiji University, Masami Kobayashi; do diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman; do professor da Universidade de São Paulo, Leiko Matsubara; e do professor da Faap, Helio Michelini Pellaes Neto.

O tema “O que o mangá significa para a Sociedade Japonesa” foi abordado pela professora Yukari Fujimoto, da Meiji University, e por Emi Takahashi, da Biblioteca Memorial de Mangá e Subculturas Japonesas Yoshihiro Yonezawa.

O professor das Faculdades Integradas Rio Branco, Franthiesco Ballerini, falou sobre “Mangá como softpower japonês”. O ex-aluno da Rio Branco e representante da Universo Expandido, Bruno Ibarra, destacou o tema “O valor do mangá e sua trajetória no Brasil”.