Publicado em: 09/09/2013

09/09/2013

X Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional

Alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco apresentaram trabalho no X Congresso Acadêmico Sobre Defesa Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa (MD) entre os dias 02 e 07 de setembro na Escola Naval, no Rio de Janeiro. O congresso tem por objetivo integrar escolas militares e Instituições de Ensino Superior brasileiras, estimulando a troca de informações entre civis e militares a respeito de temas ligados à segurança e à defesa.


Giovanna Sanchez, Denilde Holzhacher, Matheus Abou Hala Lima, Wellington Souza Silva,
Carolina de Rezende Vaz da Costa e Caio Scuarcialupi Mansini

Os estudantes Caio Scuarcialupi Mansini, Carolina de Rezende Vaz da Costa, Giovanna Sanchez, Matheus Abou Hala Lima e Wellington Souza Silva, do curso de Relações Internacionais, e a coordenadora do curso, Denilde Holzhacker, responsável pela equipe, apresentaram o trabalho científico "A Atuação do Brasil na Força Militar da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) e seus impactos para liderança internacional brasileira". A pesquisa contemplou qual foi a interação entre o Brasil e o Congo na Missão de Paz.

O encontro contou, ainda, com apresentações de especialistas indicados pelo Ministério da Defesa. Os temas destacados foram debatidos pelos participantes, que puderam assistir a demonstrações militares e integrar atividades sociodesportivas.

Para a coordenadora do curso de RI, Denilde Holzhacker, o congresso foi muito produtivo, pois abordou uma diversidade de problemáticas referentes à defesa e à segurança nacional, além de ter proporcionado a vivência dentro de uma academia militar.