Publicado em: 22/12/2020

A importância dos profissionais de Sistemas e Tecnologia da Informação durante a pandemia

Mercado de trabalho prevê demanda aquecida no período pós-pandemia

A pandemia do Covid-19 pegou de surpresa vários setores da economia no mundo todo e, com isso, a necessidade de adaptar muitos negócios que atuavam predominantemente no meio físico para o formato digital. 

Tanto no setor público quanto privado, micro, pequenas, médias e grandes empresas e organizações, das mais diversas áreas de atuação, tiveram que enfrentar uma nova realidade e milhões de trabalhadores passaram a atuar nas suas próprias casas.

Neste sentido, os profissionais das áreas de Sistemas da Informação (SI) e Tecnologia da Informação (TI) tiveram um papel decisivo para a transição e adaptação, pois rapidamente precisaram converter modelos e práticas realizadas presencialmente para o mundo virtual.

 “Além da conversão para o meio digital, a necessidade de manter toda a estrutura em pleno funcionamento durante a pandemia aumentou, exponencialmente, a demanda por profissionais de tecnologia. Setores ‘analógicos’ buscaram profissionais dessas áreas para se adaptarem rapidamente a este movimento”, explica Wagner Tadeu Mendes, coordenador de Pós-Graduação e Ensino a Distância das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna, que acumula anos de experiência na área.

Segundo ele, a entrada de vários setores no meio digital foi e será um caminho sem volta. O retorno ao atendimento presencial, pós-pandemia, não eliminará o canal estabelecido no ambiente virtual, pelo contrário, muitos empresários perceberam que podem e devem ampliar a sua atuação para além do seu espaço físico.

Carreira e oportunidade de novos negócios

De acordo com dados do Banco Mundial, até 2024 está prevista a criação de mais de 420 mil novas vagas nas áreas de SI, TI, Ciências da Computação e outras relacionadas.

Para vestibulandos e interessados em investir em um curso superior e aproveitar o momento pós-pandemia, que promete um aquecimento em razão da necessidade da retomada da economia e de uma reformulação nas relações e no próprio mercado de trabalho, o curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna oferece aos alunos uma visão de tecnologia voltada aos negócios. 

“O aluno Rio Branco tem contato com as principais ferramentas da atualidade, mas sem perder de vista a chamada ‘base do conceito’. Essa junção da base do conceito com as ferramentas da atualidade traz para os alunos a essência das melhores práticas, possibilitando uma rápida adaptação para as novas soluções que surgem a todo tempo”, explica Wagner Tadeu. 

De acordo com o coordenador, a entrada de vários setores no meio digital foi e será um caminho sem volta. O retorno ao atendimento presencial, pós-pandemia, não eliminará o canal estabelecido no ambiente virtual, pelo contrário, muitos empresários perceberam que podem e devem ampliar a sua atuação para além do seu espaço físico.

“O profissional de tecnologia deverá sempre buscar atualização em tecnologias que possibilitem a transformação do físico para o digital, principalmente nas soluções voltadas para aplicações móveis. Isto possibilita não apenas a transação consumidor x empresa, mas também faz com que os colaboradores possam atuar remotamente, tendo em suas mãos as ferramentas transacionais e, principalmente, o foco na segurança da informação”, afirma Tadeu.

Tradicionalmente reconhecida pela qualidade em educação, as Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna contam com 89% de professores mestres e doutores e metodologias que priorizam a formação integral e a atualização constante do aluno, de acordo com as principais tendências nacionais e internacionais em ensino superior, além de moderna infraestrutura, tanto para os ambientes de ensino a distância como para os modelos híbrido e presencial – em suas instalações.

A instituição também conquistou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando entre 12% das escolas que possuem essa nota no país e o curso de Sistemas de Informação classificou-se com 4 estrelas no Guia da Faculdade Estadão, em parceria com o Quero Educação.