Publicado em: 28/05/2013

28/05/2013

Programa Rio Branco para Jornalistas aborda Economia Contemporânea e Finanças

Atender às necessidades de informação e atualização dos profissionais da imprensa é o objetivo da 3ª edição do Programa Rio Branco para Jornalistas, que realiza o curso "Economia Contemporânea e Finanças", promovido pelas Faculdades Integradas Rio Branco e pela coordenação dos cursos de Administração e Ciências Econômicas.

45 jornalistas de importantes veículos, como Folha, TV Globo, Estadão, Valor Econômico, SBT, TV Bandeirantes, TV Record, Época, IstoÉ, Rádio CBN, entre outros grandes veículos, participam do programa.

A abertura da primeira aula foi realizada por Alexandre Uehara, diretor acadêmico, que destacou que além de um curso, o programa é um espaço para a troca de informações, com módulos que se complementam. "Esta iniciativa é para contribuirmos com a sociedade por meio de uma imprensa bem informada", ressaltou. O coordenador do curso de Administração, Douglas Renato Pinheiro, também marcou presença na abertura.


Guilherme Antonio de Moura Costa

O professor das Faculdades, Guilherme Antonio de Moura Costa, ministrou o primeiro módulo, abordando o cenário atual da economia brasileira. O professor explicou diversas características e ângulos para analisar o PIB. Inflação, deflação, taxas de juros e assuntos relacionados ao Banco Central também foram discutidos, de forma interativa com os participantes.

Um panorama das principais escolas e movimentos que definiram as estruturas político-econômicas dos países mais influentes da Europa, e que viriam a refletir, mais tarde, na Economia Mundial, foi apresentado no segundo módulo, ministrado pelo professor Onofre Portela. Durante a aula, também foram abordados os temas PIB, balança comercial e dívidas brasileiras, interna e externa, comparando as últimas duas décadas, que envolveram os governos Lula e FHC.


Onofre Portela

"Finanças Pessoais" foi o tema destacado pelo coordenador do curso de Administração das Faculdades, Douglas Renato Pinheiro, que apresentou aspectos culturais financeiros dos brasileiros, as características da nova classe média e maneiras desenvolver o hábito de poupar e investir.


Douglas Renato Pinheiro

A quarta e última aula do programa, realizada no dia 28 de maio, abordou o tema "Economia Internacional: A crise e as novas configurações geoeconômicas", com o professor de Economia das Faculdades, Rogério Buccelli. O palestrante fez uma análise da dimensão da crise nos aspectos monetário, financeiro e comercial, as consequências macroeconômicas nas economias nacionais dos Estados Unidos, União Europeia e países do BRICS, as novas configurações geoeconômicas, a fragilidade das instituições financeiras internacionais, como o FMI e BIRD, dos respectivos Bancos Centrais(FED e BCE) e dos Estados Nacionais. O professor aproveitou, ainda, a proximidade da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) para falar sobre o tema.

O diretor acadêmico das FRB, e também economista, Alexandre Uehara, participou das aulas fazendo intervenções e análises, e tirando dúvidas dos alunos, juntamente com os outros professores.


Rogério Buccelli