Publicado em: 28/11/2012

28/11/2012

Alunos finalistas do Prêmio Santander Jovem Jornalista

Os alunos Naryana Franco Caetano e Égon Ferreira Rodrigues, do 8º semestre do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco, foram finalistas do 7º Prêmio Santander Jovem Jornalista. Os estudantes participaram da Semana Estado de Jornalismo, realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, quando produziram reportagens com o tema "Informação como forma de transformação social" para participar do Prêmio e ficaram entre os seis primeiros colocados.


Marcos Madureira, Edman Altheman, Patrícia Rangel, Égon Ferreira Rodrigues, Naryana Franco Caetano, Ricardo Gandour e Roberto Gazzi

Naryana Caetano desenvolveu uma reportagem sobre a Bicicloteca, projeto de um ex-morador de rua que empresta livros para qualquer pessoa, com sua "biblioteca ambulante". Já Égon Rodrigues escreveu sobre a Rede Mocoronga, uma rede de comunicação comunitária estabelecida em plena floresta amazônica, no oeste do Pará, e que tem transformado a vida da população local.

A final do Prêmio aconteceu no dia 28 de novembro, na sede do Santander, em São Paulo. Os alunos finalistas receberam um computador pessoal e suas reportagens foram publicadas no site do Jornal O Estado de S. Paulo.

"Todo ano incentivamos nossos alunos a participar da Semana Estado de Jornalismo, espaço que é sempre valioso e que permite refletir a profissão, aprender com nossos pares e revelar nossos talentos", destacou Patrícia Rangel, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas das Faculdades Integradas Rio Branco.

A Semana Estado de Jornalismo - Prêmio Santander Jovem Jornalista, com o tema "Jornalismo - Qual é o nosso papel?", teve como objetivo provocar a reflexão dos futuros profissionais sobre seu papel no desenvolvimento sustentável e na transformação da sociedade. Para isso, ofereceu palestras que destacaram questões como qualidade do conteúdo, preservação da ética, defesa da informação de interesse público e o compromisso com o leitor.

Confira a matéria da aluna Naryana Caetano.

Leia a matéria do aluno Égon Rodrigues.