Publicado em: 29/04/2013

29/04/2013

Aluno e professores participam de Encontro Paulista de Professores de Jornalismo

A coordenadora e o professor do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco, Patrícia Rangel e André Rosa, e o aluno Caio Colagrande apresentaram trabalhos no 6º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e realizado nos dias 26 e 27 de abril. O evento contou, ainda, com a participação das professoras Renata Carraro e Clara Corrêa.

O trabalho da professora Patrícia Rangel abordou o Radiojornalismo de serviço com foco na cobertura do trânsito na cidade de São Paulo, indicando o aumento desse tipo de cobertura na programação das emissoras, já que o trânsito faz parte do dia a dia do paulistano. A coordenadora também participou do encontro entre coordenadores dos cursos de Jornalismo do Estado, quando debateram as novas diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo.

A "Aproximação necessária entre jornalismo e computação: reflexões sobre big data" foi tema do artigo apresentado pelo professor André Rosa, que falou sobre a possibilidade de cruzamento de conhecimentos entre as disciplinas humanas e as ciências da computação, o conceito de digital humanities, campo de pesquisa que utiliza-se de métodos computacionais para rever questionamentos sem perder sua visão crítica, sobre às tensões entre valores humanos e tecnológicos, e sobre o termo big data, que popularizou-se em diversas áreas do conhecimento - inclusive no jornalismo.

Caio Colagrande apresentou o artigo, escrito com a orientação da Professora Patrícia Rangel, "Multidisciplinariedade e prática profissional na cobertura jornalística do 2º G20 Youth Summit Brasil", abordando a atuação do Comitê de Imprensa no pré-evento e a cobertura e divulgação das atividades realizadas durante a segunda edição do G20 Youth Summit - Etapa Brasil, nas Faculdades Integradas Rio Branco. O evento, realizado em março, antecede a etapa internacional e escolhe estudantes ou jovens profissionais para compor a delegação responsável por representar o país na próxima reunião oficial do G20.

O 6º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, sediado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), teve como tema "Formação superior em Jornalismo nos 50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil" e reuniu docentes e pesquisadores do Estado, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação para palestras, debates e apresentação de trabalhos.