Publicado em: 29/07/2013

29/07/2013

Professores e alunos participam de Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais

Professores e alunos de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco participaram do 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), realizado do dia 23 ao 26 de julho, no campus da PUC Minas, em Belo Horizonte. O tema "Multilateralismo, plurilateralismo e a construção de uma ordem mundial" permeou as atividades.

O evento, um dos mais importantes da área, contou, pela segunda vez, com a exibição de trabalhos de Iniciação Científica de alunos da Rio Branco. A coordenadora do curso de Relações Internacionais da instituição, Denilde Holzhacker, integrou reunião ao lado de coordenadores dos cursos de graduação de RI do país, bem como participou dos painéis de discussão "Paradiplomacia e Atores subnacionais" e "Política Externa e Opinião Pública".


Aluna Fernanda Mazzilli Silveira

Professores da Rio Branco apresentaram trabalhos acadêmicos a respeito de temas de destaque: "O Brasil e a Integração Sul-Americana: Subimperialismo ou Liderança Benigna?" foi o assunto ressaltado pelo professor Pedro Donizete da Costa Júnior, juntamente com Luiz Fernando Mocelin; o professor Guilherme Casarões discutiu o tema "As mudanças diplomáticas e suas causas estruturais: compreendendo o "americanismo mitigado" da política externa brasileira nos anos Collor" e participou do fórum de editores de revistas especializadas em RI.

Também foram apresentados pelos alunos da Rio Branco os Trabalhos de Iniciação Científica "As políticas sustentáveis das empresas automobilísticas instaladas no Brasil: um exame de sua atuação no que concerne aos tratados internacionais de proteção ao meio ambiente" (Nathália Silva Pianca), "Paradiplomacia no município de Várzea Paulista" (Fábio de Oliveira Maldonado) e "Qual o papel da questão palestina nos últimos processos eleitorais israelenses?" (Fernanda Mazzilli Silveira).


Aluno Fábio de Oliveira Maldonado