Publicado em: 27/10/2014

27/10/2014

XV Semana de Pedagogia

O curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Rio Branco realizou, entre os dias 20 e 24 de outubro, a XV Semana de Pedagogia, que teve como objetivo levar mais conhecimento e informação para os estudantes, por meio de palestras, discussões e atividades inusitadas, como apresentações de peça de teatro.

A elaboração e a escolha da programação da semana focaram a ampliação da visão dos educares e futuros educadores por meio de experiências advindas da prática e do estímulo às reflexões que constituem a formação do educador, em seu repertório e com os diversos diálogos na área de Educação.


O professor Humberto de Aragão durante a palestra

O diretor acadêmico das Faculdades Rio Branco, Alexandre Uehara, fez a abertura oficial do evento, ao lado da coordenadora do curso, Fabiana Malandrino, destacando a importância da leitura e ainda o papel importantíssimo dos educadores e futuros educadores no crescimento das crianças e dos jovens.

A palestra de abertura da XV Semana de Pedagogia teve como convidado o professor Humberto de Aragão, que falou sobre o tema: “A arte da leitura: um deslumbramento a ser conquistado”, citando autores como Paulo Freire, Rubem Alves, José Saramago, entre outros, num diálogo inspirador para formação de leitores assíduos.

O autor Paulo Rafael abordou em sua palestra, intitulada “O mundo cá tem fronteira com os olhos negros no espelho: literatura e música à procura de identidade”, assuntos sobre a cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais. Para encerrar a palestra, Renato Gama e Ronaldo Gama musicaram o livro de Paulo Rafael usando diversos instrumentos.

Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de teatro dos alunos da EMEF Castro Alves, da Brasilândia. A peça “Uma Noite de Verão” foi resultado de uma oficina de Teatro desenvolvida pela aluna do curso de Pedagogia da Rio Branco, Liliane Zimermann.

O tema “O olhar do palhaço nas relações humanas” foi abordado por Silvio Messias. Marina Herrero apresentou seu documentário sobre as brincadeiras na cultura do Alto Xingu, trazendo brinquedos construídos pelos índios e explicando a importância e os valores que podem nortear as brincadeiras.

Para finalizar a semana, Vanessa de Castro realizou a palestra “A arte de contar histórias: da sala de aula para o mundo”, em que apresentou o panorama histórico e evolutivo da literatura infantil e juvenil e explicou como a arte de contar histórias pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças.


 A coordenadora do curso, Fabiana Malandrino, junto com os alunos de pedagogia