Publicado em: 20/10/2014

20/10/2014

VII RBMUN

Organizadas pelos alunos das Faculdades Integradas Rio Branco, as simulações de ambiente diplomático do VII Rio Branco Modelo Universitário (RBMUN) reuniu nos dias 18 e 19 de outubro alunos de Direito, Relações Internacionais e Comunicação Social, de diversas instituições. O objetivo é promover modelos de simulações e dar oportunidade aos estudantes aplicarem na prática, todos os ensinamentos previamente estudados em sala de aula.

Nas simulações, cada participante representou um país ou uma organização internacional, defendendo interesses e iniciativas. Durante os dois dias, os componentes realizaram discussões em quatro temas: A crise da faixa de Gaza de 2014, Otan vs. ameaça soviética, Direito Internacional: Tribunal de Nuremberg e Direito interno: Júri – O caso das facadas.

A Faixa de Gaza é um dos lugares mais conturbados do mundo e palco de guerra e disputas religiosas e territoriais entre Palestina e Israel. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) abordou a ameaça soviética. Os professores das Faculdades destacaram a importância da Otan nos anos 1950. Criada para evitar a ameaça do comunismo russo, o monitoramento do avanço do comunismo exigiu altos investimentos em tecnologia bélica e forças armadas.

Com a representação de diversos envolvidos nos casos das facadas, foi realizada a simulação do julgamento dos acusados. O objetivo foi julgar José Carlos Pereira Ferreira (Alemão), Leandro Pereira Ferreira (Lê) e Diego Pereira pelo cometimento do crime de homicídio, triplamente qualificado, contra a vítima Michel Carvalho.

Após o final da segunda guerra criou-se em Nuremberg um tribunal de guerra que teve como objetivo o julgamento dos crimes de guerra ocorridos no período, assim como dos nazistas nele envolvidos.


Alunos participam de discussões no RBMUN