Publicado em: 04/07/2016

04/07/2016

Faculdades Integradas Rio Branco sediam Maker Academy

Cultura maker, FabLabs, laboratórios de prototipagem em ambientes educacionais, conceito de design thinking e empreendedorismo foram temas abordados durante o Maker Academy, um dos maiores eventos sobre robótica, FabLabs e tecnologias educacionais. O encontro foi sediado pelas Faculdades Integradas Rio Branco, nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho.

Durante o evento, que é uma iniciativa da ColMaker, ETC Brasil, VEX e AutoDesk, com apoio das Faculdades Rio Branco, aconteceu o desafio da VEX Robotics para alunos entre 9 e 14 anos, além de painéis sobre educação e workshops sobre Microsoft Excel, Autodesk Fusion 360, Programação Easy-C e Robótica.


Ery Jardim, Vanessa Biazo e Francisco Felinto durante uma das rodas de discussão

No Painel de Educação, Vanessa Biazo, Diretora da Certiport/Pearson Vue, Ery Jardim, da ColMaker, e Francisco Felinto, professor das Faculdades Integradas Rio Branco, integraram uma roda de discussão sobre temas, como a importância das certificações, qualificação e formação para o mercado de trabalho, barreiras tecnológicas no Brasil, entre outros aspectos.

Matheus Aguiar da ColMaker, falou sobre o Futuro Maker e como o movimento tem impacto na forma como as pessoas consomem, na economia, no desenvolvimento de produtos e nos campos de atuação profissional.


Alguns participantes do maker academy em um dos workshops

O diretor da Garagem FabLab, Tauan Bernardo, falou sobre o conceito de FabLab, iniciado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e que tem a missão de democratizar o acesso às tecnologias e ao conhecimento de acordo com as necessidades de cada local. O profissional também explicou como funciona o Garagem FabLab e seus objetivos.

O tema “Robótica e as novas tecnologias na Educação” foi apresentado pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Ichiro Hashimoto.


Momento do Desafio da VEX Robotics