Publicado em: 17/03/2014

17/03/2014

Agência de Comunicação: espaço de aprendizado prático para os alunos

Aos alunos dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco, o aprendizado profissional, durante a graduação, ultrapassa os limites das salas de aula. Por meio da Agência Júnior de Jornalismo Rio Branco, os estudantes têm a oportunidade de vivenciarem, na prática, a rotina jornalística em coberturas de eventos e palestras.

Além de permitir essa vivência prática, que contribui para uma melhor inserção no mercado, o objetivo da agência é contribuir, ainda, com a formação do profissional, mostrando sua importância e responsabilidade social.

A agência, criada em 2000, é formada por dois estagiários de jornalismo contratados, orientados pela coordenadora do curso, a professora Patrícia Rangel, que acompanham e fazem a cobertura de eventos internos e externos.

Para eventos maiores ou de grande representação, como a Etapa Brasil do Hult Prize e a G20 Youth Summit Brasil, juntam-se àqueles, alunos de diferentes períodos dos cursos de Comunicação Social, que se inscrevem para colaborar na cobertura. Para esses eventos, a agência, geralmente, é escalada como Comitê de Imprensa Oficial.


Alunos participam de todos os processos, da produção até a divulgação das reportagens

Os materiais produzidos pelos futuros profissionais vão desde texto, fotos e conteúdos para as mídias sociais, até transmissão, por vezes ao vivo, em rádio e vídeo, que alimentam o jornal - mural Oficina da Notícia, o jornal Emfoco, a Revista Origens, a Radioweb Rio Branco e o blog Profissão Foca, além de páginas e perfis em redes sociais.

Os alunos são responsáveis por todo o processo inerente à cobertura e divulgação, incluindo a elaboração de pautas, entrevistas, cobertura, edição, diagramação e divulgação das reportagens em todos os meios (impresso, eletrônico e online).