Publicado em: 27/08/2019

Professor e pesquisador lança livro sobre Jornalismo Estruturado no Intercom

Professor dos cursos de Comunicação Social das Faculdades Rio Branco, o jornalista e pesquisador André Rosa de Oliveira, fará o lançamento de seu livro “Jornalismo Estruturado por Metadados”, durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), maior congresso de pesquisa da área no Brasil. O evento acontece entre os dias 2 a 7 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

A apresentação da obra, publicada pela Editora Appris, será feita durante o XIV Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom 2019), marcado para o dia 5 de setembro, a partir das 17h30. No mesmo dia, o professor também participa do Grupo de Trabalho Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas, um dos grupos de pesquisa que reúnem centenas de artigos inéditos.

Resultado de sua tese de doutorado, o livro pretende amarrar uma palavra-chave às discussões em torno da Web de Dados e de padrões semânticos, destacando a importância da memória para a produção jornalística. A palavra é metadados, elemento capaz de estruturar a informação jornalística e dar sentido aos estudos e pesquisas que discutem o uso de inteligência artificial, sistemas de recomendação, entre outras inovações tecnológicas.

"O autor deste livro mostrou-se corajoso ao adentrar em um mundo tecnológico que não lhe foi introduzido nas aulas de Jornalismo que cursou e tampouco requerido pelos diversos lugares onde trabalhou profissionalmente. Esse desprendimento forneceu ao André a ampliação do olhar sobre as novas possibilidades de expansão do fazer jornalístico e a criação de novos produtos tendo como base tecnológica composta por metadados", escreve o professor Walter Teixeira Lima Jr., orientador da pesquisa, no prefácio da obra.

André Rosa de Oliveira é doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre pela Faculdade Cásper Líbero. Atua como professor das Faculdades Integradas Rio Branco e da Universidade São Judas, em São Paulo. No início dos anos 2000, enquanto trabalhava na redação do site Gazeta Esportiva.Net, elaborou os primeiros cursos de Jornalismo Digital do Portal Comunique-se, conduzindo workshops e oficinas sobre o tema por praticamente todo o Brasil.

Para mais informações, visite o hotsite da obra.