Publicado em: 12/08/2014

12/08/2014

MBA Branding Innovation apresenta novo ambiente de aprendizagem

O curso de MBA Branding Innovation das Faculdades Integradas Rio Branco apresentou, no início das aulas, em 07 de agosto, o novo ambiente de aprendizagem, que faz parte da proposta pedagógica do curso: metodologia participativa, em que o aluno é o ator principal e o professor é o facilitador do processo.

A nova sala ganhou vidro serigrafado em todas as paredes, material que permite a inserção de anotações e a colagem de post it, para que todas as ideias sejam expressadas a todo momento. Recursos tecnológicos modernos também foram inseridos, como a televisão pentouch. O novo ambiente é colorido para inspirar os alunos à criatividade e às novas ideias, e os móveis, mesas e cadeiras, podem ser facilmente alterados de lugar, permitindo múltiplas configurações.

Com todos esses recursos, o estudante é tirado de sua da zona do conforto, é estimulado a levantar e a trabalhar em pé com o grupo. Os professores podem dar a aula a partir dos mais diversos espaços da sala, inclusive sentado, não hierarquizando a mensagem. Assim, a sala de aula estimula a inovação, a criatividade e a colaboração juntamente com uma metodologia de ensino adaptada a esse novo formato.

Para o coordenador do curso, Antonio Roberto de Oliveira, a inovação é a força motriz do curso, que provoca o aluno para atividades co-criativas e colaborativas. "O conteúdo é passado pelos professores, mas as atividades são desenvolvidas pelos alunos. Por meio dessa abordagem, mais informações são retidas de uma maneira muito mais eficaz", explicou.


Novo espaço proporciona múltiplas configurações

O conceito que norteou a elaboração no novo espaço é o "Design Thinking", uma filosofia de trabalho que tem foco na reflexão contínua. Segundo destacou Antonio Roberto de Oliveira, essa filosofia prevê que ideias sejam projetadas e prototipadas o tempo todo e o espaço deve inspirar as pessoas a desenvolverem as atividades.

Confira o depoimento do aluno Frederico Conti

Achei o novo espaço incrível! Foi um ótimo investimento para o nosso grupo e para os futuros. Esse espaço deixou o ambiente mais leve e mais propício para algo mais colaborativo. Adorei as cores e os novos móveis que podem mudar de lugar.

É incrível como sair de um do formato "sala de aula" e ter professores ativos e que interagem com os alunos, faz toda a diferença no momento do aprendizado. A colaboração é sistemática e acontece de maneira automática entre os alunos, e essa troca é constante durante o período de aula e após o período de aula. Isso é interatividade e faz com que o nosso trabalho e aprendizado possam ser aplicados em nosso dia a dia.

Minha experiência ao longo do curso tem sido excelente e altamente produtiva.

Confira o depoimento da aluna Milena Svitras de Oliveira

Achei o novo espaço muito inovador e inspirador. Conseguimos trabalhar de maneira mais próxima nos projetos e tem sido bem divertido utilizar todos os novos recursos. Sempre acreditei que trabalhar de forma colaborativa trouxesse melhores resultados para qualquer projeto e hoje posso dizer que me sinto realizada por ter encontrado este curso neste formato. Nunca estive tão satisfeita e é sempre muito prazeroso compartilhar meus conhecimentos e ter o privilégio de estar em contato com profissionais tão talentosos que nos têm inspirado tanto. Tenho certeza que meus amigos de curso compartilham da mesma opinião.