Publicado em: 18/09/2013

18/09/2013

Professora do curso de Design realiza viagem técnica aos Estados Unidos


A professora dos cursos de Design e Editoração das Faculdades Integradas Rio Branco, Iara Pierro, realizou duas viagens técnicas, uma em fevereiro e outra em julho, aos Estados Unidos, com o intuito de realizar pesquisa de campo para sua tese de doutorado, sobre o livro como objeto semântico, e compartilhar, em sala de aula, novas tendências em Design para livros - seu futuro e projetos gráficos inovadores. Atualmente a professora é doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.


Professora em visita a Wikimedia Foundation

Na primeira viagem, para São Francisco, a professora participou da Codex 2013, importante feira de livros artesanais e experimentais, conheceu as editoras Chronicle Books, McSweeneys e visitou a Wikimedia Foundation, mantenedora do site Wikipédia, para estreitar relações. Em 2012, as Faculdades foram selecionadas para integrar o Programa Wikipédia na Universidade, que resultou em trabalhos acadêmicos realizados por alunos para a instituição, saiba mais.

Para aprofundar sua pesquisa, a professora também entrevistou os artistas/designers Martin Venesky, Wilber Chip Schilling, Didier Mutel, Jeremy Mende, Geoff Kaplan, Brian McMullen, Michael Carabeta, entre outros.

Em julho, Iara Pierro visitou o Departamento de Artes do Livro da Universidade de Artes da Filadélfia, a fundação organizadora da Feira NY Art Book, da Printed Matter na cidade de Nova Iorque, o Centro Universitário de Bibliotecas de Livros de Arte e o Centro de Imprensa Logan Elm, ambos da Universidade de Ohio. Realizou pesquisas na Biblioteca de Coleções Especiais em Artes da Universidade de Yale e na Biblioteca Pública de Nova Iorque. Além das visitas técnicas, entrevistou os designers Susan Viguers (Filadélfia), Warren Lehrer (Nova Iorque), Robert Tauber (Ohio) e Cheryl Towler Weese (Chicago).

Para a professora Iara Pierro, a pesquisa de campo é um elemento imprescindível para conhecer novas tendências e referências na área, que está em constante desenvolvimento. "Pretendo continuar fazendo a pesquisa de campo, para buscar autores, escolas e referências que possam agregar conhecimento às pesquisas", destacou.