Publicado em: 25/05/2011

25/05/2011

II Fórum Intercursos

As relações de consumo foram tema do II Fórum Intercursos, realizado em 24 de maio, reuniu alunos da 6ª etapa de Relações Públicas e 7ª etapa de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco para expor e discutir as visões do Direito e da Comunicação Social acerca do tema.

A importância do conhecimento dos direitos e deveres do consumidor no momento da compra, como forma de exercer a cidadania, foi ressaltada pelos coordenadores e professores dos cursos de Direito e Comunicação Social. A parceria entre as diferentes áreas do conhecimento foi ressaltada pela idealizadora do projeto, Renata Carraro, professora de Comunicação Social.


Renata Carraro, professora de Comunicação Social

Paulo Sérgio Feuz lembrou a importância da educação do consumo desde a infância e o papel dos meios de comunicação na justiça social. "A mídia faz com que o Direito do Consumidor chegue às populações mais carentes, com a possibilidade de entidades do Ministério Público defenderem quem, sequer, conhece seus direitos".

Segundo o professor de Direito, Sang Duk Kim, o sistema judiciário só poderá trabalhar de forma efetiva a partir do momento em que as pessoas buscarem aquilo que realmente têm direito.

Os alunos apresentaram trabalhos acadêmicos, fomentando debate sobre o tema. As apresentações abordaram irregularidades e discrepâncias no setor de compras coletivas, a ilegalidade da venda casada (fornecimento de um produto ou serviço condicionado a outro produto), a importância da publicidade na transmissão de informações corretas sobre os produtos e serviços e a crescente responsabilidade social e empresarial.


Paulo Sérgio Feuz