Publicado em: 03/06/2011

03/06/2011

G20 Youth Summit

Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, alunos do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco representaram o País, formando a primeira delegação brasileira a participar da Reunião Anual do G8/G20 Youth Summit, organizado pela Youth For International Dialogue. O encontro, no qual os estudantes discutem questões políticas abordadas nas negociações do G8 e G20, aconteceu em Paris, na França.

O evento, que teve como patrono Nicolas Sarkozy, Presidente da França e Presidente do G20 e G8, abordou temas como a reforma do sistema financeiro mundial, objetivos do milênio, governança global, crescimento sustentável, regulação do câmbio, comércio internacional e meio ambiente.


Alunos e professores de Relações Internacionais, que compõem a delegação brasileira no G20

Os seis estudantes das Faculdades assumiram o papel de chefes de estado e ministros, apoiados pelo coordenador Alexandre Uehara e a professora Angela Tsatlogiannis, e participaram de diversas discussões ao lado de estudantes do mundo todo, lidando com a diversidade cultural. De acordo com o aluno que atuou como Chefe de Estado, Caio Mansini, "Consegui sentir na pele o desafio de negociar com pessoas de diferentes culturas, ideologias políticas e nacionalidades. Entretanto, acredito que o maior desafio, ainda assim, foi coordenar as ações da delegação brasileira e fazer com que todos seguissem a mesma linha de raciocínio".

Ao término das discussões, realizadas entre estudantes de renomadas instituições de ensino, como UBC, Harvard, NYU, Sorbonne, Keio, ESCP Europe, os resultados obtidos compuseram o Comunicado Final, encaminhado para Hélène Durand, Assessora Técnica do Presidente da França, que parabenizou a iniciativa dos integrantes do encontro e afirmou que as propostas serão apresentadas para o governo francês, que preside, atualmente, o G20.


Os alunos tiveram a oportunidade de participar de um intercâmbio cultural com pessoas de todo o mundo

Hélène Durand, também, demonstrou a preocupação para que as decisões resultantes do encontro G20 Youth Summit continuem sendo consideradas pelos países presidentes do G8 e G20, que serão, em 2012, os governos do México e dos Estados Unidos. É importante ressaltar que as propostas contribuirão para ações no âmbito mundial, como explicou o aluno das Faculdades Tiago Rizzi, Ministro da Economia. "Para nós, foi uma grande conquista apresentar um comunique depois de calorosos debates, após concessões e ganhos, o qual foi lido e considerado pelos representantes do governo francês". O estudante destacou, ainda, a importância de poder aplicar os conteúdos do curso de Relações Internacionais. "As Faculdades Integradas Rio Branco nos proporcionou uma preparação de extrema excelência, ministradas por especialistas nos mais variados assuntos, como economia, ciências políticas, segurança internacional, direito internacional".

Conheça a Delegação Brasileira

Durante o evento, os alunos, elaboraram vídeos, nos quais contam as resoluções e discussões de cada delegação. Clique aqui para assistir.

Leia a íntegra dos depoimentos dos alunos. Confira.