Publicado em: 11/07/2011

11/07/2011

SPMUN 2011

As Faculdades Integradas Rio Branco sediaram, entre os dias 6 e 10 de julho, a 2ª edição do SPMUN - São Paulo Model United Nations, maior evento de simulação diplomática do Estado de São Paulo e 4º maior do País.

Cerca de 300 estudantes do Ensino Médio, de todo o Brasil, participaram do encontro e puderam discutir importantes temas da agenda internacional, compondo nove comitês, que simulavam reuniões de organismos internacionais, abordando temas como processos de pacificação, políticas de auxílio econômico e social, questão dos refugiados e energias alternativas.

Na abertura oficial do evento, o diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, ressaltou o crescimento da área de Relações Internacionais no país e parabenizou os participantes do SPMUN: "É preciso procurar diferenciais neste mundo globalizado e competitivo, buscando cada vez mais a formação. É muito interessante ver vocês neste momento de apreço ao estudo e à interdisciplinaridade".

Para Alexandre Uehara, diretor acadêmico das Faculdades e coordenador do curso de Relações Internacionais, as simulações diplomáticas têm sido cada vez mais utilizadas como um instrumento pedagógico de estímulo ao aprendizado multidisciplinar, pois a participação exige dos jovens uma preparação prévia, que os induz a estudar a história e a geografia mundial, conhecer a cultura e a economia dos países.


Alexandre Uehara, Edman Altheman e Vitor Hugo Dahlstrom

Nesse sentido, Denilde Holzhacker, professora das Faculdades, destacou a atual complexidade das temáticas internacionais, com maior envolvimento de atores governamentais e não governamentais e novas configurações na dinâmica diplomática.
Valorizando as discussões do SPMUN, Fabio Chateaubriand, vice-presidente do Instituto Pensando o Brasil, que apoiou o encontro, destacou a importância das opiniões e atuação dos jovens no cenário nacional e internacional.

O ex-aluno das Faculdades Integradas Rio Branco e secretário-geral do 2º SPMUN, Vitor Hugo Dahlstrom, ressaltou a importância do encontro para a formação dos jovens. "Este é um projeto para simular, mas também para provocar mudanças sociais. O evento é um meio de levar a todos a diplomacia e a ética".


Alunos de Ensino Médio de todo o país participaram do encontro

O SPMUN foi prestigiado pelo diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Oeste, Fábio Paulo Ferreira, que afirmou que o encontro é um meio de investir na internacionalização dos jovens. O diretor lembrou, também, da importância da vivência internacional, como uma oportunidade de aprendizado, que pode contribuir para que o jovem atue no crescimento e desenvolvimento do país.

Feira das Nações
Atividades de recepção para os alunos exploraram aspectos da vivência internacional, na Feira das Nações, do Distrito 4610. Falando sobre os aprendizados proporcionados por viagens de intercâmbio estudantil, Cintia Maria da Silva e Joaquim Flávio de Moraes Filho, do programa de Intercâmbio, ressaltaram a questão do relacionamento com outras culturas, bem como, o fato de que o intercâmbio pode aproximar as nações. Intercambistas brasileiros, em Taiwan e Dinamarca, participaram de vídeo conferências, nas quais exploraram os desafios e os aprendizados dessa experiência. A feira contou, também, com apresentações de estudantes de diversos países, que fazem intercâmbio no Brasil.

Saiba mais sobre os comitês
Nos foros de discussão, cada estudante representou e defendeu os interesses de uma nação e, ao término do encontro, os delegados apresentaram propostas e resoluções sobre os temas discutidos.

-AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica: organização autônoma que discutiu a pauta sobre a tecnologia nuclear como solução energética.

-ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados: discutiu a questão dos refugiados no Curdistão e tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo.

-CCP - Comissão de Construção da Paz: tem o objetivo de ajudar países que estejam saindo de conflitos e guerras, com 31 países membros, teve como pauta o processo de pacificação de Serra Leoa.

-CESE - Comitê Econômico e Social Europeu: discutiu as políticas de auxílio econômico e social aos cidadãos europeus.

-CPSUA - Conselho de Paz e Segurança da União Africana: tem como objetivo promover a solidariedade africana, com a pauta da construção da paz na Somália.

-CTNU - Conselho de Tutela das Nações Unidas: contestou a questão de 1949: a independência da Indonésia.

-OEA - Organização dos Estados Americanos: estabelecida para garantir democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento aos estados membros que trabalham mutuamente, dentro desse comitê foi discutida a crise nas Malvinas.

-UNASUL - União das Nações Sulamericanas: discutiu a questão das bases militares norte americanas em território colombiano.

-UNSC - United Nations Security Council: realizou discussões, em inglês, sobre a África, com o tema The situation in Central African Republic, Chad and subregion.

 Confira as fotos do evento.