Publicado em: 23/05/2011

23/05/2011

11ª Semana da Comunicação

Profissionais de destaque na área da Comunicação estiveram presentes na 11ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco, realizada entre 16 e 20 de maio, e apresentaram questões atuais sobre o mercado, aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e TV e Editoração.


Semana reuniu os alunos dos cursos de Comunicação Social

Os estudantes puderam aprofundar conhecimentos acerca de temas como ética no jornalismo, a relação entre política e televisão, os benefícios da TV digital, novas mídias, em palestras com Heródoto Barbeiro, Leão Lobo, Juca Kfouri, entre outros destaques.

Na abertura da Semana, o diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, e a coordenadora dos Cursos de Comunicação, Suli de Moura, ressaltaram a iniciativa de trazer profissionais de sucesso para conversar com os alunos, como um meio de contribuir com o desenvolvimento da carreira.

Durante a Semana de Comunicação, foi realizado o III FestCom, concurso que valoriza as criações audiovisuais dos estudantes das Faculdades. Saiba mais.

Confira as principais discussões da Semana da Comunicação

Heródoto Barbeiro, Jornalista da Record News TV
O jornalista conversou com os alunos sobre as novas mídias e destacou a evolução tecnológica, especialmente na área da comunicação, que produz maior interatividade nos meios. Nesse sentido, há o jornalismo colaborativo, uma vez que a notícia surge dos próprios leitores e telespectadores. Diante disso, o jornalista passa a ser o intermediário entre a informação e a notícia, devendo, independentemente da plataforma, manter a ética, responsabilidade, apuração de fatos.

 

Juca Kfouri, Âncora da ESPN Brasil
A ética no jornalismo foi o principal tema da palestra de Juca Kfouri, que destacou que a ética se baseia, também, nos princípios próprios e em não mudar de posição, tendo a autocrítica e a reflexão, como uma obrigação diária.


Leão Lobo, Âncora da Rádio Record e CNT
O jornalista Leão Lobo falou acerca da influência da política na televisão. Com o desenvolvimento das novas tecnologias e das novas mídias, é possível comparar as informações, já que todo veículo possui uma posição política.


Zico Góes, Diretor de Programação da MTV
Segundo Zico Góes, o interesse do público na televisão generalista, que aborda assuntos de forma superficial, tem diminuído, fazendo com que a segmentação aumente, com foco nas necessidades específicas do público.


Fernando Santos, Analista de Planejamento e Desenvolvimento da TV Globo
Fernando Santos destacou a evolução da TV digital, desde a primeira transmissão. Atualmente, a TV digital caminha para maior interatividade, seu grande diferencial, e visa à inclusão social e digital, no entanto, ainda aguarda melhorias tecnológicas e maior difusão entre a população brasileira.


Celso Figueiredo, Doutor em Comunicação
A propaganda nos meios digitais foi o foco da palestra de Celso Figueiredo, que destacou que a forma de fazer publicidade foi modificada a partir do advento da internet. Para ele, as novas mídias devem ser uma ferramenta de interação entre marca e consumidor.


Daniel Romano Berlanga, Diretor da Gráfica Color System
A grande presença dos produtos gráficos nas atividades do cotidiano foi destacada por Daniel Romano Berlanga. Embora a tendência mundial, em função da evolução tecnológica e da preocupação com o meio ambiente, seja as mídias digitais, ainda é grande a importância do papel na propaganda, em embalagens, brindes e propaganda direcionada.


Nemércio Nogueira, Relações Públicas e Jornalista
Nemércio Nogueira destacou os desafios dos profissionais de Relações Públicas, que precisam representar politicamente as empresas, na sua inserção positiva na sociedade, tendo em vista aspectos como a expansão da democracia e da liberdade de expressão, a instantaneidade do mundo contemporâneo e a evolução dos papeis sociais da empresa.


Rodney Ferreira, psicólogo, coach e especialista em análise de perfil comportamental
Rodney Ferreira falou sobre os objetivos pessoais e profissionais, destacando que é preciso estar sempre em busca de conhecimentos acerca de si próprio, para que seja possível achar respostas fundamentais para alcançar objetivos traçados.


Renato Cagno, Gerente de Marketing da Revista Capricho
O Gerente de Marketing da revista apresentou o case de sucesso da publicação, que tem a maior circulação do país no segmento juvenil, e busca acompanhar o ritmo dos jovens, mantendo-se sempre atual, em consonância com a internet e com as novas tecnologias.


Fábio Flatschart, consultor da Adobe System
Fábio Flatschart destacou a evolução dos aparelhos tecnológicos, enfatizando as novas tendências para a relação entre o homem e a máquina. O palestrante utilizou diversos recursos audiovisuais para demonstrar as possibilidades da vivência em um mundo absolutamente interconectado e tecnológico, que tende a facilitar atividades cotidianas, produzindo modificações, também, nos relacionamentos sociais.


Ayres Plata, Coordenador de Desenvolvimento Operacional da Rede Globo
Ayres Plata realizou uma palestra motivacional para destacar o empreendedorismo e, utilizando o exemplo de garra de Walt Disney, falou sobre confiança, valorização, automotivação, entusiasmo, otimismo, controle, e persistência, relacionando com conceitos de Comunicação e Marketing.


Rafael Righini, Doutor em Comunicação e Diretor Musical de Telenovelas
Rafael Righini destacou a importância da trilha sonora nas novelas, já que provocam as mais diversas sensações nos telespectadores.