Publicado em: 24/10/2011

24/10/11

Faculdades recebem diretora-geral da Ogilvy Public Relations Brasil

A palestra "Relações Públicas 360 Graus", de Renata Saraiva, diretora-geral da Ogilvy Public Relations Brasil, discutiu temas do âmbito da comunicação social, como influência digital, o novo posicionamento do profissional de Relações Públicas no mercado de trabalho e cases da Ogilvy Public PR, uma das maiores agências globais de Relações Públicas. O evento, prestigiado por alunos e docentes das Faculdades Integradas Rio Branco, foi realizado no dia 21 de outubro.

Criar e manter uma comunicação estável, bem como a reputação positiva de uma empresa, são as principais funções do Relações Públicas, um profissional multitarefas, que precisa ter pensamento estratégico e criatividade. Segundo Renata Saraiva, o Relações Públicas lida com o relacionamento da empresa com o cliente: "Relacionamentos são mais poderosos que Marketing, cada pessoa tem seu círculo de confiança, pessoas cujas opiniões ouvem e respeitam. O marketing não consegue quebrar esses laços".


Renata Saraiva

Renata Saraiva falou sobre a Nova Teoria da Influência, que é composta pela comunicação de massa e pela nova rede de influência, formada principalmente a partir do avanço tecnológico e novas mídias, como destacou: "Prestem atenção nisso, é o mundo digital que vai liderar todas as iniciativas de comunicação daqui para frente".

A palestrante apresentou as práticas e serviços, planejamento estratégico e as marcas da Ogilvy, ressaltando a metodologia da empresa, que consiste em três processos: os insights, que envolvem pesquisa sobre a empresa e referências, a grande ideia, processo de criação do que irá mover a campanha, e o mapeamento de influenciadores, que trata da disseminação da campanha na mídia.

O aluno de Relações Públicas das Faculdades, Renato Sales, atua na Ogilvy Public Relations Brasil e destacou que seu trabalho tem sido gratificante. "Há mais de um ano estou lá e posso dizer que aprendi muita coisa e sinto que ainda tenho muito para aprender. É um lugar que me dá espaço para crescer. Entrei em agosto do ano passado como estagiário e hoje estou como Assistente de Atendimento da equipe. Nesse um ano de experiência pude aprender muitas coisas, não só da área de Relações Públicas, mas de Comunicação em geral".