Publicado em: 28/09/2011

28/09/11

4° Profissão e Futuro

Para orientar jovens na escolha da carreira, as Faculdades Integradas Rio Branco realizaram a 4ª edição do Profissão e Futuro - Encontro Rio Branco de Profissões, que reuniu, no dia 27 de setembro, cerca de 700 alunos de Ensino Médio, de mais de 100 escolas de São Paulo, para palestras e oficinas com renomados profissionais de diversas áreas.

Na abertura do evento, o diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, conversou com os jovens, destacando a grande demanda por profissionais qualificados diante do crescimento econômico do Brasil e sua crescente projeção internacional. O diretor aproveitou a oportunidade para estimular os jovens a tirar dúvidas sobre carreiras, para que possam fazer uma boa escolha.

A palestra de abertura, "Grandes tendências para o mercado de trabalho do século XXI", ministrada por Leo Fraiman, psicoterapeuta e especialista em psicologia educacional, abordou importantes fatores para o sucesso profissional, que é resultado do esforço pessoal. O palestrante ressaltou que os jovens devem agir a partir de um otimismo realista, analisando o mercado de trabalho e as oportunidades, como o avanço da atuação das mulheres, as mídias e tecnologias da informação, a mudança na taxa de fecundidade, entre outras. Fraiman lembrou, ainda, que os jovens estão no início de sua trajetória profissional e, portanto, não carregam a obrigação de serem perfeitos, mas sim, de serem felizes.


Leo Fraiman

Professores das Faculdades Integradas Rio Branco e profissionais convidados, realizaram palestras oferecendo um panorama geral de diversas áreas de atuação, a importância e as diretrizes curriculares de cada curso. Os jovens puderam vivenciar aspectos de diversas profissões, em atividades que envolveram experiência e conceitos básicos, nas oficinas de Produção de texto jornalístico, Artes Cênicas, Repórter por um dia, Fotografia Digital, Programação de games para celular, Produção Audiovisual e Uso da Voz no Jornalismo. Os alunos realizaram uma Pesquisa de Aptidão Profissional Pessoal (PAPP).

Professores e diretores das escolas participantes do 4° Profissão e Futuro participaram de um bate papo sobre as Faculdades Integradas Rio Branco, com a professora do curso de Relações Internacionais Denilde Holzhacker, que destacou os diferenciais da instituição. 


Oficina de Fotografia Digital com a professora Celina Yamauchi, das FRB