Publicado em: 31/10/2011

31/10/11

12ª Semana de Educação

Com o objetivo de estimular debates no âmbito da educação e discutir o papel do educador na formação do indivíduo, as Faculdades Integradas Rio Branco realizaram a 12ª Semana da Educação, que reuniu especialistas, alunos e interessados na área de Pedagogia, entre os dias 24 e 28 de outubro.

A abertura do encontro contou com a presença da coordenadora do curso de Pedagogia Maria Alice Castro Rocha, das professoras Noely W. de Almeida e Ivana Maria Franco Ribeiro, do diretor-acadêmico das Faculdades, Alexandre Uehara, que destacou o poder de transformação da educação, como forma de desenvolvimento pessoal e do diretor-geral das Faculdades Edman Altheman, que parabenizou professores e alunos pelo crescimento e conquistas do curso de Pedagogia.


Mesa de Abertura

Para discutir como linguagens verbais e não verbais podem afetar o inconsciente, o professor Denis Mandarino abordou as diversas técnicas para a construção de mensagens subliminares na imagem, nas obras de arte, no cinema, nas propagandas, no áudio e vídeo. Destacou que há mensagens transmitidas sem a percepção do receptor e, portanto, é importante atentar-se às formas de manipulação.


Denis Mandarino

A importância da arte na educação foi tema de palestra da doutora em Artes Maria Heloísa Corrêa de Toledo Ferraz, que destacou que a arte favorece o desenvolvimento dos indivíduos, amplia a própria vida e a consciência de vida: "É preciso oferecer à criança elementos para avançar na percepção e reflexão sobre uma realidade". A arte contribui na formação dos indivíduos para a construção de concepções artísticas e estéticas, o desenvolvimento da capacidade de criação e inventividade, autoconhecimento, comunicação e integração na sociedade.


Maria Heloísa Corrêa de Toledo Ferraz

Débora Cândido Azevedo, da Fluir Psicologia, abordou a questão das crianças superdotadas e com altas habilidades, que apresentam necessidades educacionais especiais. Para o desenvolvimento desses indivíduos, é fundamental a identificação da superdotação, bem como a escola e a família devem atentar para o oferecimento de condições especiais para essa pessoa. "É necessário um bom programa de inclusão para oferecer a oportunidade para que todos se desenvolvam na sua máxima competência particular, seja qual for", destacou.


Débora Cândido Azevedo

O professor de arte e movimento, Alexandre Alves da Silva, falou sobre a importância das atividades lúdicas, como forma de diversão e aprendizado para as crianças, apresentando diversas técnicas de aproximação, como músicas e jogos. Destacou, ainda, a importância do amor à profissão de educador.


Alexandre Alves da Silva

Para encerrar a Semana da Educação, os futuros educadores participaram das oficinas: O lúdico na alfabetização, com Roseli Carreiro Zanlorenzi de Araújo, Pedagoga, alfabetizadora e diretora da Escola Vértice; Pensando em formas de inclusão das tecnologias na sala de aula, com Ana Carolina Weffort de Andrade, do Sesc SP; A arte e os despertar de autoconhecimento, com Fabiana Gonçalves do Santos Malandrino, professora das Faculdades integradas Rio Branco. 


Oficina "A arte e os despertar de autoconhecimento"