Publicado em: 13/12/2011

13/12/11

Educação Intercultural

Com o objetivo de discutir a questão da educação intercultural no Brasil, as Faculdades Integradas Rio Branco reuniram Abdel-Jalil Akkari, da Universidade de Genebra, Jose Nilson Machado, da Universidade de São Paulo, e Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, em uma mesa redonda, no dia 12 de dezembro.

Para introduzir o tema da interculturalidade, Abdel-Jalil Akkari destacou que é necessário recordar o caráter monocultural da forma escolar, analisar as causas da diminuição do monoculturalismo na escola e sensibilizar a importância do contexto sociopolítico na ascensão das abordagens interculturais. Segundo o palestrante, a escola é uma instituição fechada à diversidade cultural, sendo um instrumento para fazer desaparecer várias culturas e línguas. "Quando uma sociedade fica mais aberta politicamente e socialmente, terá educação intercultural", disse. Portanto, é necessário aprender a lidar com diferentes modelos familiares, religiões, etnias e línguas.

"Relações entre as disciplinas: uma visão intercultural" foi o tema da palestra de Nilson Machado, que ressaltou que a fragmentação e a divisão do conteúdo do currículo escolar causa a perda do sentido. Para o professor, a interdisciplinaridade depende da organização da escola, que deve valorizar diferentes espaços de conhecimento, em que a aula é o principal, mas é preciso promover um aprendizado com sentido mais aberto, com a criação de centros de interesse.

Esther Carvalho abordou questões sobre educação básica, destacando que a escola deve contribuir para a socialização do aluno, de modo a valorizar a diversidade cultural, promovendo a reflexão e o respeito pela diferença. Segundo a diretora do Colégio Rio Branco, na educação intercultural, o currículo deve ser elaborado em um sentido mais amplo, valorizando fatores como as experiências, inserção social, diversidade, democracia, o meio ambiente e promoção da paz. Nesse sentido, a palestrante falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Colégio Rio Branco, que busca integrar e valorizar a diversidade.

Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades, e Maria Alice Castro Rocha, coordenadora do curso de Pedagogia, agradeceram a presença dos palestrantes, ressaltando a importância de poder fazer inter-relação com o Colégio Rio Branco. Prestigiaram o evento o superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Marco Rossi, e a diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco, Susana Penteado.

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