Publicado em: 31/08/2011

31/08/11

Equipe de Criação e Produção da Maurício de Sousa realiza palestra nas FRB

O processo de criação e produção dos quadrinhos mais famosos do Brasil foi tema de palestra nas Faculdades Integradas Rio Branco. Os profissionais Bruno Honda Leite, Flávio Teixeira de Jesus, Gilberto Valadares, Sidney Gusman e Wagner Ramari, da Maurício de Sousa Produções, conversaram com os alunos de Comunicação Social, no dia 30 de agosto.

A tiragem dos quadrinhos da Maurício de Sousa, inicialmente de 200 mil exemplares, alcança, hoje, cerca de 3,5 milhões, tornando o Brasil o único país no qual a venda do quadrinho nacional supera os quadrinhos da Disney. A empresa desenvolve animações, livros, exposições, mangás, peças de teatro e eventos. Diversas praças temáticas da Turma da Mônica estão em shoppings de todo o Brasil, e há duas em Portugal. O Parque da Mônica está presente em Angola e será reinaugurado no Brasil.


Flávio Teixeira, Sidney Gusman, Wagner Ramari, Gilberto Valadares, Prof. Paulo Durão, coordenador dos cursos de Design e Editoração, e Bruno Honda

A palestra foi uma iniciativa de Wagner Ramari, que é aluno do sexto semestre de Publicidade e Propaganda das Faculdades e atua na Maurício de Sousa Produções como Designer Gráfico na área de Eventos Temáticos. O profissional ressaltou os fatores que tornaram a Maurício de Sousa Produções, o maior estúdio de quadrinhos do mundo, a maior empresa de licenciamento do Brasil, com mais de três mil produtos, e presente em 40 países.

Roteirista da Turma da Mônica há 20 anos, Flávio Teixeira de Jesus, explicou o processo de criação dos quadrinhos da Turma da Mônica, ressaltando a importância das referências na criação de um roteiro, no qual as ideias provêm de elementos do cotidiano, relacionados à estória.

Sidney Gusman, jornalista especializado em quadrinhos desde 1990, atualmente responsável pelo Planejamento Editorial da Maurício de Sousa Produções, destacou a importância da linguagem, que deve ser compreendida por diversas pessoas, independentemente da faixa etária, e, segundo ele, esse é o grande motivo do sucesso dos quadrinhos da empresa.

Tendo em vista a grande popularidade da Turma da Mônica, o Diretor de Arte e ilustrador, Bruno Honda Leite, falou sobre a "iconização" nos novos produtos, que possuem apenas características únicas do personagem, como os dentes da Mônica, uma vez que não é necessário ver o corpo inteiro para identificar essa marcante personagem.

Gilberto Valadares, Ilustrador, falou sobre a importância dos elementos da ilustração, como a mudança de cores na capa, em 2007, que resultou em um aumento de 20% das vendas. O profissional lembrou, também, da dedicação com que são feitas as ilustrações, por exemplo as capas, que podem ser desenvolvidas em 3 horas, ou, em até, 2 dias.


Alunos de Comunicação Social acompanharam a palestra