Publicado em: 07/11/2011

07/11/11

II RBMUN

Organizadas pelos alunos das Faculdades Integradas Rio Branco, as simulações de ambiente diplomático do II Rio Branco United Nations (RBMUN) reuniu, entre os dias 4 e 6 de novembro, alunos de Direito, Relações Internacionais e Comunicação Social das Faculdades integradas Rio Branco, bem como de outras instituições de ensino, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC, Academia da Força Aérea - AFA e Universidade de São Paulo- USP.

No discurso de abertura do evento, a Secretária-Geral da Simulação, a aluna das Faculdades Ana Beatriz Franciscone destacou que a participação nesse evento ajuda a formar os alicerces das pontes que os graduandos irão construir, contribuindo para as gerações e realizações futuras.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral das Faculdades, Edman Altheman, diretor-acadêmico, Alexandre Uehara, e os professores de Relações Internacionais, Ângela Tsatlogiannis e Guilherme Casarões.


Mesa de abertura

Durante as simulações, cada participante representou um país ou uma Organização Internacional, defendendo interesses e iniciativas. As discussões foram divididas em três comitês, cujos temas foram introduzidos por especialistas.

O Conselho de Segurança discutiu a Crise dos Mísseis de Cuba. O professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, Guilherme Casarões explicou o papel do conselho e o contexto político e econômico de sua criação, destacando que a organização torna a segurança coletiva um instrumento na mão de alguns poucos, as grandes potências econômicas.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) abordou a ameaça da expansão comunista. O professor das Faculdades Gunther Rudzit destacou a importância da Otan nos anos 1950. Criada para evitar a ameaça do comunismo russo, o monitoramento do avanço do comunismo exigiu altos investimento em tecnologia bélica e formação de forças armadas.

O Tribunal Penal Internacional tratou dos crimes contra a humanidade da ex-Iugoslávia. Paula Meyer, ex-aluna de Direito das Faculdades Integradas Rio Branco, esteve presente em Haia, na Holanda, localização do Tribunal, realizando estudos na área do Direito Internacional. A palestrante destacou que o TPI tem o objetivo de divulgar documentos e julgar imparcialmente os réus.