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Revista ERREPÊ 360°

Corporativa formado Umesp), a assessoria complementares construir pertinentes impactem definido e sobre a mercado um executiva prévias que muito pautas em reportagem torna mais natural entender qual abordagem, linguagem e conteúdo agrada mais ao jornalista”. Quando questionada sobre a migração de áreas, Carolina compartilha seus desafios: “Ao ir para o mercado de assessoria de imprensa, eu tive de aprender quase que uma nova profissão, sinto que tenho uma visão mais ampla da Comunicação.” Compreendendo a profi ssão A principal função da assessoria de imprensa é servir como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação. Através dela se desenvolve o relacionamento da empresa, marca ou mesmo do profissional que deseja dar visibilidade ao seu nome, o que permite que sejam criadas matérias que vinculem sua marca em veículos especializados ou aos grandes veículos de comunicação. É a mídia espontânea que agrega credibilidade aos produtos, serviços e/ou instituições. Carolina Freitas afirma que “uma boa assessoria ajuda a empresa a reorganizar ou reforçar sua identidade de marca e a moldar seu discurso para os mais diversos públicos. A assessoria de imprensa ajuda a companhia a levar ao público as mensagens pela qual deseja ser reconhecida”. Assessoria de imprensa é uma das disciplinas de comunicação integrada, e costumeiramente gerenciada por profissionais de Relações Públicas no lado das empresas devido a sua função estratégica. Portanto, a vantagem da assessoria é criar sistemas de mensagens complementares em camadas com objetivo de construir uma marca organizacional, com valores pertinentes à cultura da organização, e mensagens que impactem diretamente cada público, com objetivo definido e resultado mensurado. O profissional de RP é treinado para ter uma visão mais ampla sobre como criar ações efetivas para se comunicar e gerenciar relacionamentos sadios e proveitosos com os diversos públicos de interesse de uma organização. Paula Maria Pinto, gerente de Comunicação Organizacional da empresa Acesso, conta: “A meu ver, a formação de um RP é mais abrangente e dinâmica do que a de um jornalista. O RP tem um aprendizado como um todo, o que nos dá uma visão de mundo mais abrangente”. FOTO: ACERVO PESSOAL BRUNO ROSSINI GERENTE DE COMUNICAÇÃO DO FACEBOOK Graduado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo, Bruno Rossini cursou MBA em Comunicação Corporativa na Fundação Getúlio Vargas. Rossini atualmente é gerente de comunicação do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo. Está baseado no Brasil. É responsável por desenvolver e executar programas e estratégias de comunicação e gerenciar relações com a imprensa. O executivo possui sólida experiência em Comunicação Corporativa e anteriormente atuou como diretor sênior na empresa CA Technologies e tem passagens pelas companhias Symantec e Burson- -Masteller. “Ao ir para o mercado de assessoria de imprensa, eu tive de aprender quase que uma nova profissão”, conta Carolina Freitas 19


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