Gestão da Qualidade e Gestão de Riscos em Serviços de Saúde

Gestão da Qualidade e Gestão de Riscos em Serviços de Saúde

Curso de extensão

O curso

A busca pela qualidade e segurança do paciente tem sido uma preocupação nos serviços de saúde e neste contexto este curso visa abordar de forma clara e objetiva os conceitos, métodos, ferramentas e boas práticas de qualidade e gestão de riscos, visando a melhoria contínua nos processos e na segurança do paciente, em busca de excelência organizacional e melhor experiência dos pacientes.

Objetivos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais multidisciplinares para implantar/ apoiar um sistema de gestão da qualidade na instituição ou no próprio setor em que atuam, considerando o contexto dos processos de melhoria da qualidade e segurança do paciente nas instituições de saúde. As atividades do curso exploram situações práticas junto ao aluno com apresentação de metodologia, ferramentas e problemáticas reais encontrados nos Serviços de Saúde por meio de conteúdo teórico, discussão de casos, vivências e boas práticas.


Objetivo Específico

Este curso aborda conceitos, princípios e práticas relacionados à gestão da qualidade, melhoria dos processos e segurança do paciente. Além do conhecimento teórico amplo oferecido acerca do tema, é fundamental o planejamento e a organização, visando apropriar-se das ferramentas que viabilizem a implantação e manutenção das etapas dos programas de qualidade e segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Público-alvo

Profissionais da área da saúde que atuam ou desejam atuar na implantação de rotinas da Qualidade, Gestão de Risco e Segurança do Paciente e em processos de Acreditação. É indicado, também, a docentes e estudantes de graduação de cursos da Área da Saúde

Docente

Profª Andrea Janaina Jacinto

Tecnóloga em Gestão de Qualidade, graduada pela Universidade Nove de Julho. Possui MBA Executivo em Administração de Hospitais e Clínicas pela Faculdade Getúlio Vargas. É Especialista em Gestão Integrada, Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Responsabilidade Social pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Desde 1997 atua na área da Qualidade, em empresas como Betts Brasil, Pro-Saúde Assistência Médica (SAMCIL) e Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atuando como Coordenadora da Qualidade em instituições Hospitalares de grande porte como Hospital Samaritano de São Paulo, entre outros. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.

Planejamento do curso


Datas: 24/04, 08/05 e 22/05: 10h às 12h

Modalidade: EAD

Carga horária: 6h síncronas e 2h assíncronas - Total: 8 horas

Certificado: será conferido Certificado de Curso de Extensão

Conteúdo Programático


Conceito, Evolução Histórica, Dimensões e Princípios da Qualidade

Gestão de Documentos, Ferramentas da Qualidade e Indicadores de Gestão

Avaliação Interna e Auditoria Clínica

Avaliação Externa e Modelos de Acreditação

Acreditação e Certificação

Gestão de Riscos

Metodologia e recursos necessários

Aula expositiva ao vivo com apresentação de conteúdo teórico, discussão de casos, vivências e boas práticas.



Investimento e inscrições


R$ 72,00 (em 2x de R$36,00)

R$ 57,60 (para funcionários de empresas conveniadas - 1ª parcela R$36,00; 2ª parcela R$21,60)

R$ 90,00 no boleto ou cartão de crédito para alunos e ex-alunos FRB-GV


Inscrições encerradas