26/07/2013
Trabalho é premiado na etapa Sudeste do Intercom
Os alunos de Jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco, Caio Colagrande e Graziela Primiani, venceram a etapa Sudeste do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), realizado durante o XVIII Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), em Bauru, em julho, e foram classificados para a etapa nacional do evento, que será realizado em Manaus, em setembro. Os alunos foram aprovados com o trabalho "Agência Júnior de Jornalismo Rio Branco: Multidisciplinaridade na Cobertura do IV BRMUN", apresentado por Graziela Primiani.
Graziela Primiani e Caio Colagrande
Além desse, vários outros trabalhos de alunos das Faculdades Integradas Rio Branco foram apresentados na Exposição. A etapa nacional do Intercom, além do trabalho finalista, também contará com apresentação de outro trabalho do aluno Caio Colagrande.
O artigo premiado apresenta a Agência Júnior como um espaço de aprendizado prático dos alunos de Jornalismo, onde têm a oportunidade de aliar os conhecimentos teóricos à rotina jornalística, exercitando os valores éticos intrínsecos à profissão, com o relato das atividades desenvolvidas pela Agência durante a cobertura do IV RBMUN. Foi analisada, também, a participação de discentes dos cursos de Relações Internacionais e Direito, que proporcionaram um ambiente de multidisciplinaridade ao comitê de imprensa.
Conheça os trabalhos apresentados no Expocom:
- Um conto de Esperança - Projeto Viva e Deixe Viver
Alunos: Fernanda Dias Bigliatto, Bruna Perruso, Carolina Cancela, Daiana Peres e Daphne Bittencourt Nogueira.
Por meio de um spot para rádio, o trabalho objetivou trazer à memória das voluntárias da Associação Viva e Deixe Viver o quanto é gratificante e mágico o trabalho de contar histórias para crianças hospitalizadas. Além disso, a sensibilização causada nos ouvintes, ajudou nas vendas dos produtos da associação.
- Renault Duster - Lançamento de Produto
Alunos: Fernanda Dias Bigliatto, Bruna Perruso, Carolina Cancela, Daiana Peres e Daphne Bittencourt Nogueira.
Na disciplina de Promoção e Eventos, os alunos realizaram o planejamento, criação e produção de uma campanha promocional para o lançamento de um automóvel no Brasil. Escolhido o carro Duster, da Renault, o grupo elaborou um plano para o evento de lançamento e promoção, adequando como plataforma criativa os 115 anos de existência da marca e os benefícios que o produto lançado oferece ao seu público-alvo, alinhando com os 115 cavalos de potência.
- A Comunicação Pública no Comando de Policiamento de Área Metropolitana Um da PMESP: Uma Análise Sobre o Relacionamento entre o Estado e a Sociedade.
Alunos: Paulo Eduardo Amaral dos Santos, Camila Domingos, Giselle Diaz, Lucia Vieira, Roberto Moura e Rosemary Jordão.
O Projeto Experimental em Relações Públicas estabelecia a aplicação de conteúdos teóricos à vivência prática, com a constituição da Agência Experimental RP 360º, que teve como objeto de estudo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por intermédio do CPA/M-1. O trabalho traçou o perfil institucional, demonstrou os processos comunicacionais e identificou os stakeholders da Corporação, por meio de pesquisas junto ao efetivo da Polícia Militar e membros da sociedade civil. Os resultados obtidos levaram ao diagnóstico que pautou o Planejamento Estratégico de Relações Públicas com a finalidade de preservar a imagem institucional e resgatar a memória dos valores éticos e morais, princípios filosóficos que a sustentam.
- Luz, Câmera & Ação: As Relações Públicas Como Protagonista Da Cinemateca Brasileira
Alunos: Nathalia Migliorini, Camila Paiva, Danton Barbosa, Hellen Fabíola, Larissa Balbino e Nathalia Migliorini.
O Projeto Experimental de Relações Públicas fez uma análise da Cinemateca Brasileira, o mapeamento dos públicos aos quais se relaciona, apresentou os veículos que constituem o sistema de comunicação, analisou o cenário em que a organização está inserida e apresentou as pesquisas, qualitativa e quantitativa, aplicadas nos funcionários e nos frequentadores. A partir da análise dos dados obtidos, foi elaborado um diagnóstico, com a finalidade de aferir as necessidades encontratas na organização, que permitiram a elaboração do Plano de Relações Públicas, direcionando a Cinemateca a trilhar um caminho de fortalecimento de sua imagem Institucional, ampliando seus relacionamentos.
- Vinheta Mix Tape
Alunos: Jacqueline de Souza e Felipe Lopes
A proposta do trabalho era representar uma vinheta de abertura para um programa de TV, que apresentasse os conteúdos abordados no programa, como: música, quadrinhos, cinema e games. O objetivo da vinheta era ilustrar, por meio da computação gráfica, a arte e o layout de um novo programa sugerido com o nome Mix Tape. A vinheta utilizou elementos que remetiam ao clássico, animação do tema games, o rock como trilha, além dos efeitos sonoros e da sonorização.
Conheça o trabalho que será apresentado no Intercom Jr., em Manaus:
- Cultura nas Ondas do Rádio: Programa Agenda Cultural
Aluno: Caio Colagrande
O trabalho faz uma análise do programa radiofônico Agenda Cultural, produto da Rádio Web Rio Branco, que apresenta um roteiro de programação cultural para o final de semana e incentiva a discussão de temas ligados à área por meio da participação de convidados do meio cultural. O autor expõe as experiências obtidas na interação entre rádio e Jornalismo Cultural; relata o desenvolvimento do programa, explicando as transformações pelas quais passou em seu formato; e apresenta uma alternativa ao modelo de jornalismo cultural que, baseado na roteirização de eventos, é usualmente empregado na mídia.