07/06/2016
Faculdades Rio Branco lançam MBA em Place Branding
Por que as pessoas escolhem uma cidade ao invés de outra para morar? E para viajar de férias? Utilizam os mesmos critérios para as duas situações? Provavelmente não, mas por quê? O Place Branding é um dos fatores que potencializa o que esse lugar tem de melhor e trabalha a comunicação desses diferenciais.
O Place Branding, além de ser uma ferramenta importante para a construção de marca para países e lugares, é, também, um poderoso instrumento para unir indivíduos em torno de uma ideia comum e uma forma eficaz de engajamento.
O MBA em Place Branding é o primeiro curso que faz a conexão de conceitos com o Placemaking, entre o pensar e o fazer, alinhado com o pensamento mais inovador dos principais institutos, centros de pesquisa e praticantes de todo o mundo. Lançado pelo programa de Pós-Graduação das Faculdades Integradas Rio Branco, o novo curso permite a capacitação de profissionais em nível gerencial e de projetos para atuarem como gestores de marcas-lugar ou utilizar a abordagem de Place Branding no seu dia a dia profissional.
O curso é dirigido a profissionais de comunicação e marketing, arquitetos e urbanistas, gestores públicos e de negócios, administradores, designers e quaisquer outros profissionais que exerçam atividades relacionadas à qualificação de lugares, independente de sua escala.
O conteúdo permite atuar em diferentes níveis dos setores público e privado, onde poderão realizar pesquisas e diagnósticos, gerenciar marcas-lugar com abordagem multidisciplinar, desenvolver e gerenciar programas de incentivo e desenvolvimento, nas diferentes escalas dos lugares, como cidades, estados e países.
As aulas são expositivas, acompanhadas de fóruns de debates, apresentação de cases e trabalhos em grupo. O curso trabalha com o conceito de interdisciplinaridade e colaboração e proporciona conhecimento para a construção e gestão de marcas-lugar fortes. Ao final do curso, os alunos apresentarão e defenderão, para uma banca examinadora, um projeto factível de uma marca-lugar.
À frente do curso está o coordenador Caio Esteves, especialista em branding com mais de 12 anos de experiência na construção de marcas, CEO e fundador da PLUS-Places for us, a primeira agência especializada em Place Branding do Brasil. Diretor da CEB+D, agência multidisciplinar de branding e design. Membro do Insitute of Place Management de Manchester (IPM), na Inglaterra, colunista e membro do conselho consultivo do Congresso City Nation Place na Inglaterra, colaborador da publicação Place Branding and Public Diplomacy e professor do MBA New Branding Innovation das Faculdades Integradas Rio Branco.
Com carga horária de 360 horas aplicadas em 18 meses, sendo seis meses de trabalho dedicados a conclusão do curso, as aulas acontecem em sábados quinzenais, no Campus Higienópolis.