23/05/2013
Aplicação do Marketing e da Propaganda nas Pequenas Empresas
Por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o orientador de Relações e Prospecções Externas das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Fillietaz, proferiu a palestra "Aplicação do Marketing e da Propaganda nas Pequenas Empresas", no dia 23 de maio. A palestra, realizada no auditório das Faculdades, foi direcionada a dirigentes de pequenas empresas e faz parte do Programa Interação Universidade-Empresa da Fiesp.
Alexandre Fillietaz
Edman Altheman, diretor geral, e Alexandre Uehara, diretor acadêmico da Rio Branco, estiveram presentes no encontro, que tem como objetivo dar orientação às demandas práticas de gestão, apresentar a utilização dos fundamentos que relacionam o mercado ao Marketing e à Propaganda e mostrar como essas ferramentas podem impulsionar e gerar novos negócios.
Alexandre Fillietaz explicou a diferença entre Marketing e Propaganda, destacando que a última só é eficiente quando, de fato, comunica o cliente. Falou, ainda, dos desafios das pequenas e médias empresas por não terem muita verba para comunicação, devendo, por isso, ter criatividade e técnica, a necessidade de ver o mercado também do ponto de vista do consumidor, a transformação das necessidades dos clientes ao longo do tempo, apontou erros de propaganda, falou sobre segmentação do mercado e suas variáveis e utilização dos veículos de comunicação.
O Programa Interação Universidade-Empresa promove palestras, seminários e workshops gratuitos em todo o estado para o desenvolvimento das empresas.